Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

As metodologias de ensino foram pensadas e implementadas tendo em conta a especificidade do tema, o grau de desenvolvimento intelectual e os conhecimentos de base dos alunos no início do 1º ciclo de estudos universitários. Nas aulas teóricas são apresentados os diferentes tópicos incluídos no programa da unidade curricular, integrando tecnologias visuais (datashow) com ferramentas mais tradicionais, como o quadro de giz, de forma a melhor contribuir para a aprendizagem dos alunos. Com efeito, a utilização do quadro para a discussão e resolução de exercícios, conduz a um ritmo de apresentação que permite um melhor acompanhamento dos diversos assuntos pelos alunos. Nas aulas laboratoriais, os alunos realizam os trabalhos em grupos de 2 ou 3 elementos, utilizam técnicas experimentais essenciais e aplicam os conceitos teóricos fundamentais. Ao longo das aulas, os alunos são incentivados a adotar uma atitude participativa, a resolver exercícios e a executar os trabalhos laboratoriais de forma independente. Deste modo, a metodologia de ensino está coerente com os objetivos da unidade curricular pois permitirá aos alunos desenvolver a aptidão para trabalho em grupo, competências teóricas e experimentais, além de contribuir para estimular o raciocínio e o espírito crítico.