Sumários

Método de Job

16 Fevereiro 2021, 08:00 João Manuel Pires da Silva

Aula por ZOOM devido à pandemia COVID-19.

Nesta aula foi efetuada a determinação espectrofotométrica da composição de um ião complexo utilizando o método de Job. Foi elaborada para o efeito uma tabela em Excel.
No ínicio da aula foi revista a matéria relativa à Lei de Lambert-Beer.
Foram estudadas reações de compostos de ferro(III) como sejam:  Complexos de ferro(III) com tiocianato (SCN-) e com oxalato (C2O42-); Estudo do equilíbrio      2 Fe3+ + 2 I-  ⇌   2 Fe2+ + I2;  Aquocomplexos de Fe(III)


Ensino à distância - Trabalho 1: Método de Job

15 Fevereiro 2021, 14:00 Paulo Nuno Martinho

Determinação da fórmula de um complexo de ferro com tiocianato em solução aquosa, utilizando o método de Job das variações contínuas. Estudo de algumas reacções do Fe(III). 


T4-Complexos

15 Fevereiro 2021, 10:00 Maria José Brito

Configurações electrónicas dos elementos centrais em complexos. Estados de oxidação formais e carga dos complexos; exercício de aplicação. Exemplos de contra-iões comuns. Experiências de Werner. Ligandos: átomos doadores (tipo e número); ligandos monodentados (incluindo ambidentados) e polidentados (quelantes); aneis de quelação. Exemplos.


Apresentação

12 Fevereiro 2021, 14:30 Ana Paula Baptista de Carvalho

Apresentação. 

Divisão dos alunos em grupos.
Indicações sobre o modo como irão decorrer as aulas em modo remoto.


Apresentação

11 Fevereiro 2021, 14:30 João Manuel Pires da Silva

Aula por ZOOM devido à pandemia COVID-19.

Apresentação, elaboração de grupos. Foi explicado aos alunos o funcionamento on-line das aulas Laboratoriais: forma selecionados 5 trabalhos, cada um ocupando duas sessões; na primeira sessão são discutidos os aspetos de realização experimental e as reações químicas envolvidas sendo que, na segunda sessão os alunos trabalham em "Breakout rooms" para a realização do questionário do respetivo trabalho. Nesta seh«gunda sessão, num periodo não superior a 30 minutos, é efetuada uma avaliação através de um Quizz individual no Moodle ou em plataforma equivalente.

Nesta aula foi também transmitida a metodologia de avaliação, a qual já era conhecida dos alunos por estar disponível na página Moodle da disciplina.