Sumários
Replicação do DNA, transcrição em RNAm e tradução do RNAm
10 Outubro 2018, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Replicação do DNA, sua transcrição em RNA mensageiro e tradução deste no polipéptido. Enzimas envolvidas na replicação do DNA (DNA polimerases, helicases, topoisomerases, DNA ligases) e na transcrição (RNA polimerases) como alvos terapêuticos para o cancro. Mecanismo da elongação da cadeia polinucleotídica.
Estrutura de Nucleósidos e de Nucleótidos
3 Outubro 2018, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Introdução à Química Medicinal (continuação): regras de Lipinski para previsão da biodisponibilidade oral de uma molécula, a importância do balanço solubilidade em água/caráter lipofílico de uma molécula para o seu desenvolvimento como fármaco. O papel da química orgânica na Química Medicinal. Exemplos relevantes de fármacos de origem natural, semi-sintética ou sintética (dentre os quais nucleósidos de ação antiviral e anticancerígena). Estrutura de nucleósidos e nucleótidos. Nomenclatura. Nucleótidos como monómeros dos ácidos nucleicos.
Introdução à Química Medicinal (continuação).
28 Setembro 2018, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Introdução à Química Medicinal (continuação): validação de um alvo terapêutico, design racional de um potencial fármaco (importância do docking molecular e de modelos farmacofóricos), conceitos de farmacocinética, absorção de um fármaco e barreiras biológicas, noção de biodisponibilidade.
Apresentação da UC e Introdução à Química Medicinal
26 Setembro 2018, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos programáticos e metodologia de avaliação. Introdução à Química Medicinal: objetivos desta área, etapas de desenvolvimento de um fármaco, noção de alvo terapêutico e de composto lead.
Not Taught.
21 Setembro 2018, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Aula não lecionada a pedido da Coordenação do 2º Ciclo.