Sumários
Síntese química de nucleósidos
8 Novembro 2017, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Métodos de N-glicosilação de bases azotadas: métodos usando sais metálicos, N-glicosilação de bases alquiladas (Hilbert-Johnson) e sililadas (Vörbruggen). Dadores de glicosilo e ativadores adequados para os diferentes métodos.
Exercícios sobre mecanismos de ação antiviral de nucleósidos: metabolitos bioativos e alvos biológicos
3 Novembro 2017, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Exercícios sobre mecanismos de ação antiviral de nucleósidos: metabolitos bioativos e a sua interferência na transcrição/replicação do genoma viral.
Discussão de artigos focando o desenvolvimento de azidonucleósidos com capacidade antiviral e de nucleósidos fosforamidato com potencial anticancerígeno
27 Outubro 2017, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Discussão de artigos sobre nucleósidos com atividade biológica: azidonucleósidos com atividade contra o vírus da hepatite C e desenvolvimento de nucleósidos fosforamidato com potencial atividade anticancerígena e seus possíveis mecanismos de ação.
Nucleósidos com atividade antiviral e modo de ação
25 Outubro 2017, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Ciclos de replicação de vírus de DNA (vírus da herpes), retrovírus (vírus da SIDA) e de virus de RNA (vírus da hepatite C). Enzimas envolvidas na replicação viral focadas que são alvos terapêuticos nos quais atuam análogos de nucleósidos e nucleótidos. Mecanismos de ação de azidotimidina (AZT) e sofosbuvir. Pronucleótidos e nucleósidos fosfonato acíclicos. Cinases dependentes de ciclina como alvos terapêuticos para o cancro e compostos aprovados clinicamente que atuam por inibição destas.
Discussão de artigos sobre o desenvolvimento de análogos de nucleósidos com potencial para fazer face à resistência quimioterapêutica
20 Outubro 2017, 10:00 • Nuno Manuel Xavier
Discussão de artigos científicos focando a modificação estrutural em análogos de nucleósidos usados clinicamente contra o cancro, como a citarabina e a gemcitabina, de modo a torná-los aptos a ultrapassar os mecanismos de resistência que as células cancerígenas exibem face à sua ação.