Sumários
Síntese de Nucleósidos - N-Glicosilação
12 Novembro 2020, 15:30 • Nuno Manuel Xavier
Introdução à síntese de nucleótidos: etapa da N-glicosilação de bases azotadas. Mecanismo geral da reação de N-glicosilação. Regioquímica da N-glicosilação. Preparação da monografia.
Análogos de nucleós(t)idos com atividade antivial (cont.). Inibidores de CDKs como potenciais agentes anticancerígenos.
12 Novembro 2020, 13:30 • Nuno Manuel Xavier
Mecanismo de ação do sofosbuvir. O grupo dos coronavírus e abordagem às espécies que causam infeções respiratórias graves: MERS e SARS-CoV / SARS-CoV-2. O SARS-CoV-2 como causador da COVID-19: estrutura e ciclo de replicação. Abordagens quimoterapêuticas para tratamento da COVID-19. O remdesivir e seu mecanismo de ação. Pronucleótidos e suas vantagens. Nucleósidos fosfonato acíclicos. Cinases dependentes de ciclina (CDKs) como alvos terapêuticos para o cancro e inibidores competitivos destas enzimas aprovados para uso clínico. Resolução de exercício sobre mudanças estruturais em nucleósidos para colmatar limitações como fraca biodisponibilidade oral ou resistência de células cancerígenas face à sua ação.
Análogos de nucleós(t)idos com actividade antiviral
5 Novembro 2020, 15:30 • Nuno Manuel Xavier
Ciclos de replicação de vírus de DNA (caso do HSV), de RNA (exemplo do HCV) e de retrovirus (HIV) e enzimas envolvidas que são alvos terapêuticos. Mecanismo de ação da azidotimidina (AZT). Preparação da monografia.
Análogos de nucleós(t)idos com atividade anticancerígena
5 Novembro 2020, 13:30 • Nuno Manuel Xavier
Mecanismos de ação anticancerígena de análogos de nucleós(t)idos usados em quimioterapia: gemcitabina, fludarabina. Mecanismos de resistência de células cancerígenas face à ação de análogos de nucleós(t)idos e modificações estruturais no sentido de ultrapassar esses mecanismos: exemplo da elacitarabina.
Mecanismos de ação anticancerígena/antiviral de análogos de nucleós(t)idos
29 Outubro 2020, 15:30 • Nuno Manuel Xavier
O cancro e as infeções virais: como se caracterizam, dados da OMS, abordagens terapêuticas. Estratégias quimioterapêuticas para tratamento do cancro e infeções virais. Mecanismos de ação anticancerígena e antiviral de análogos de nucleósidos e de nucleótidos como antimetabolitos de ácidos nucleicos. Metabolismo e modo de ação da citarabina. Preparação da monografia.