Sumários
Ação antiviral de análogos de nucleósidos (cont.) e resolução de exercício
27 Outubro 2022, 15:30 • Nuno Manuel Xavier
Continuação da aula anterior. Nucleósidos fosfonato acíclicos. Exercício sobre mecanismos de ação antiviral de nucleósidos: metabolitos bioativos e a sua interferência na replicação do genoma viral.
Nucleósidos com atividade antiviral e modo de ação
27 Outubro 2022, 13:30 • Nuno Manuel Xavier
Ciclos de replicação de retrovírus (vírus da SIDA) e de virus de RNA (vírus da hepatite C e SARS-Cov2). Enzimas envolvidas na replicação viral que são alvos terapêuticos nos quais atuam análogos de nucleósidos e nucleótidos. Mecanismos de ação de azidotimidina (AZT), sofosbuvir, remdesivir e molnupiravir. Pronucleótidos.
Resolução de exercícios e discussão de artigos
20 Outubro 2022, 15:30 • Nuno Manuel Xavier
Mecanismos de ação anticancerígena da gemcitabina e da fludarabina. Discussão de artigos científicos focando a modificação estrutural em análogos de nucleósidos usados clinicamente contra o cancro, como a citarabina e a gemcitabina, de modo a torná-los aptos a ultrapassar os mecanismos de resistência que as células cancerígenas exibem face à sua ação. Resolução de exercício.
Mecanismos de ação anticancerígena de análogos de nucleós(t)idos
20 Outubro 2022, 13:30 • Nuno Manuel Xavier
Introdução ao cancro e infeções virais: estratégias terapêuticas gerais. Mecanismos de ação anticancerígena de análogos de nucleósidos e nucleótidos usados clinicamente, nomeadamente como antimetabolitos de DNA. Mecanismos de resistência das células cancerígenas face à ação de análogos de nucleós(ti)idos e estratégias para os ultrapassar baseadas em mudanças estruturais nas moléculas. Exemplo da elacitarabina.
Resolução de exercícios e discussão de artigos
13 Outubro 2022, 15:30 • Nuno Manuel Xavier
Resolução de exercícios sobre transcrição do DNA em mRNA e tradução. Discussão de artigos científicos focando modificações estruturais em nucleósidos e análogos no contexto do planeamento/otimização estrutural de compostos bioativos: isonucleósidos inibidores de colinesterases e selenonucleósidos análogos à citarabina.