Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

As metodologias de ensino da unidade curricular de Redes de Conhecimento alinham-se perfeitamente com os objetivos de aprendizagem estabelecidos, criando uma experiência de aprendizagem coesa. As aulas teóricas introduzem conceitos fundamentais, teorias e ferramentas de Redes de Conhecimento, apoiando os alunos a obter uma compreensão sistemática do assunto, conforme descrito no primeiro objetivo de aprendizagem. A inclusão de questionários interativos, estudos de caso e discussões em grupo promove o envolvimento e o pensamento crítico, alinhando-se com o quarto objetivo de aprendizagem. As aulas teórico-práticas aumentam a familiaridade dos alunos com as técnicas de aquisição e representação do conhecimento. As sessões práticas em laboratório permitem que os alunos apliquem métodos para construir e consultar Grafos de Conhecimento, atendendo efetivamente ao segundo e terceiro objetivos de aprendizagem. Os projetos colaborativos em grupo incentivam o trabalho em equipa e a resolução de problemas do mundo real, capacitando os alunos para aplicar métodos de ciência de dados e IA baseados em Redes de Conhecimento, atingindo o quinto objetivo. A utilização de diferentes metodologias de avaliação também está bem alinhada com as perspectivas teóricas e práticas da unidade, além de proporcionar uma abordagem de avaliação mais inclusiva. A combinação destas metodologias de ensino e avaliação garante que os alunos alcancem as competências desejadas, criando uma experiência de aprendizagem coesa e eficaz.