Programa

Da Revolução Científica à Big Science

Curso Livre em MINOR - Alunos Externos

Licenciatura Bolonha em Geologia

Licenciatura Bolonha em Física

Licenciatura Bolonha em Biologia

Licenciatura Bolonha em Matemática

Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada

Licenciatura Bolonha em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica

Mestrado Integrado em Engenharia Física

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente

Programa

1 - Introdução: Porquê uma História das Ciências? O papel da história das ciências nos cursos científicos e o papel do historiador das ciências. 2 - A Revolução Científica: A revolução na astronomia; da filosofia mecanicista ao universo matemático; um novo olhar sobre o mundo natural. A ciência como actividade social. Ciência, sociedade e religião. 3 - Ciência e Iluminismo: A natureza do Iluminismo; Ciência, razão, enciclopedismo e classificação. Filosofia experimental e newtonianismo(s). A química nova de Lavoisier; Ordem natural e visão fixista do mundo natural. As classificações racionais de Lineu e de Lavoisier. Organização da ciência: Sociedades e expedições científicas. 4 - O século XIX: Romantismo, revolução industrial e ciência; A irreversibilidade dos fenómenos naturais: a conquista do tempo na física, geologia e na história natural. Da história natural à biologia; o estatuto disciplinar da física. O papel da ciência no século XIX: a herança do positivismo. Popularização da ciência. Mais uma etapa na institucionalização da ciência: uma nova ideia de universidade. Profissão: cientista. 5 - O início do século XX: Revolução na ciência: os mundos estranhos do muito pequeno e do muito veloz. 6 - Ciência e a Segunda Guerra Mundial. A Bomba atómica, o computador e a emergência da Big Science. 7- Ciência no pós-guerra. A responsabilidade social do cientista. Os exemplos de Albert Einstein e de Linus Pauling. 8- Ciência no dealbar do século XXI: crise ou mutação? Métodos de ensino: Aulas teórica dedicadas à apresentação dos temas pelo professor e discussão colectiva. Aulas (teórico-práticas) dedicadas à análise e discussão de selecções de textos ou ao visionamento de filmes, ou ainda, a outras actividades a combinar. Bibliografia obrigatória: Peter J. Bowler, Iwan R. Morus, Making Modern Science. A historical Survey (Chicago: Chicago University Press, 2005). Bibliografia recomendada: Patricia Fara, Science. A Four Thousand Year History (Oxford: Oxford University Press, 2009). Peter Dear, The intelligibility of nature. How science makes sense of the world (Univ. Chicago Press, 2006). Yves Gingras, Peter Keating, Camille Limoges, Do escriba ao sábio. Os detentores do saber da Antiguidade à Revolução Industrial (Porto: Porto Editora, 2007).