Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

As metodologias de ensino que se seguem na unidade curricular são: i) expositiva com participação activa dos Alunos na componente teórica da disciplina e ii) participativa e colaborativa na componente teórica-prática, que passa pela resolução de problemas simplificados de planeamento e operação de sistemas e redes de energia com geração (quase) 100% renovável. No seu conjunto, ambas se revelam inteiramente adequadas à preparação dos Alunos para trabalho técnico e/ou de consultoria no domínio dos temas leccionados como é demonstrado pelo elevado interesse que revelam nos temas e, por regra, num aproveitamento muito positivo. A participação activa dos Alunos nas aulas teóricas é encorajada, discutindo-se abertamente as problemáticas associadas ao crescimento da participação renovável não despachável nos sistemas (e redes) de distribuição de energia, e abordando (embora de forma simplificada) questões como, segurança de abastecimento e, estabilidade transitória e regulação de frequência de sistemas eléctricos, entre outros. As aulas teórico-práticas desenvolvem-se com base na colocação de problemas que reflectem a realidade do planeamento e operação de sistemas e redes de energia com elevada penetração renovável, e.g. planeamento da participação eólica, cálculo da contribuição de diferentes fontes renováveis e das necessidades de armazenamento numa central renovável virtual, ou o cálculo do trânsito de energia e do perfil de tensões numa micro-rede eléctrica, entre outros.