Sumários

TP 3

22 Fevereiro 2021, 11:30 Helena Cotrim

Leitura de artigos (genómica paisagem) e respostas a questões. Apresentação perspetiva critica, discussão e debate. 


Aula 3

22 Fevereiro 2021, 09:30 Helena Cotrim

O papel da diversidade genética na conservação biológica e na genética de paisagem. Da genética da paisagem à genómica da paisagem. Variação adaptativa, frequência de alelos e fatores ambientais, estrutura genética. Escala e estratégias de amostragem em genómica de paisagem.

Diversidade de espécies e o DNA barcode (código de barras do DNA). Documentar a biodiversidade com sequência de genes; identificação de espécimes e fragmentos; biblioteca global de DNA barcode. Princípios DNA barcode. DNA barcode de plantas


TP 2

15 Fevereiro 2021, 11:30 Helena Cotrim

Diversidade filogenética: leitura de artigos, apresentação perspetiva critica e debate; Diversidade filogenética e conservação (perspetivas de Owen et al 2019 e Mazel et al 2021). Os aspetos da riqueza, raridade, diversidade funcional, índices e potencial evolutivo. Ponto da situação no uso da diversidade filogenética em conservação como proxy para diversidade funcional ou para o potencial evolutivo.


Aula 2

15 Fevereiro 2021, 09:30 Helena Cotrim

Diversidade de genes numa espécie (intraespecífica): intra- e inter-populacional. O paradigma da genética da conservação: espécies, tamanho da população e diversidade genética. Diversidade genética, variabilidade e variação. Diversidade genética nas plantas e a GSPC. Métodos para avaliar a diversidade genética em plantas: marcadores moleculares (microssatélites, AFLPs, SNPs, SCoTs, RAD-Seq). Diversidade de espécies: diversidade filogenética vs funcional (conceitos)


TP 1

8 Fevereiro 2021, 11:30 Helena Cotrim

Diversidade filogenética: leitura de artigos, apresentação perspetiva critica e debate; Diversidade filogenética e conservação (perspetivas de Owen et al 2019 e Mazel et al 2021). Os aspetos da riqueza, raridade, diversidade funcional, índices e potencial evolutivo. Ponto da situação no uso da  diversidade filogenética em conservação como proxy para diversidade funcional ou para o potencial evolutivo.