Sumários
Exercícios Aquíferos
15 Novembro 2016, 09:30 • Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho
Realização de exercícios práticos:
- cálculo de níevl piezométrico em aquíferos, desenho do sentido de fluxo subterrâneo e gradiente;
- cálculo da posição da interface água doce - água salgada em aquíferos costeiros;
- balanço hídrico ao nível do solo pelo método de Thorntwaite.
Exercícios Aquíferos
11 Novembro 2016, 14:30 • Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho
Realização de exercícios práticos:
- cálculo de níevl piezométrico em aquíferos, desenho do sentido de fluxo subterrâneo e gradiente;
- cálculo da posição da interface água doce - água salgada em aquíferos costeiros;
- balanço hídrico ao nível do solo pelo método de Thorntwaite.
1º Exame de Frequência
11 Novembro 2016, 13:30 • José Eduardo de Oliveira Madeira
1º exame de frequência (Perigosidade vulcânica, de movimentops de vertente e de contaminação de aquíferos).
tsunamis - aula 2
9 Novembro 2016, 14:30 • José Eduardo de Oliveira Madeira
Modelos conceptuais de inundação tsunamigénica de contextos litorais rochosos, com pouca disponibilidade sedimentar, e contextos baixos e arenosos, com elevada disponibilidade sedimentar. Factores condicionantes da formação e preservação de assinaturas sedimentares. Tipos principais de depósitos: depósitos de blocos, de topo de arriba, e depósitos arenosos, em ambientes deposicionais.
O contexto rochoso: técnicas de identificação de blocos transportados para cima e para terra por eventos singulares de alta energia de filiação marinha: tsunamis e tempestades. O ocntexto morfológico de arriba mergulhante ou verdadeira e relações com a altura máxima alcançda por ondas de tempoestade. Determinação da fonte e da distância de transporte de blocos. Métodos directos (análise textural, composicional, bio e litofácies)...., parâmetros geométricos e dimensionais dos blocos, relações com a espessura de camadas, densidade e orientação espacial de famílias de fracturas; determinação de atributos locais (geodes cortados, etc.), morfologia do bloco e do encaixe, zonamento de elementos de micro-rugosidade no maciço rochoso e na superfície dos blocos. Cronologia: métodos indirectos: uso de micrómetros de erosão, liquenometria, datação de carapaças de organismos incrustantes ou endobiontes. Exemplos.
O contexto baixo e arenoso. Atributos característicos de depósitos tsunamigénicos: textura e contraste textural com os seidmentos encixantes. Parâmetros dimensionais e geométricos do depósito de alta energia. Estruturas sedimentares, gradação dimensional horizontal e vertical,"rip-up clasts". Conteúdos paleoecológicos. Geoquímica e elementos sensíveis à fonte e ao contacto com a água do mar. Exoscopia.
exercício prático de tsunamis
9 Novembro 2016, 10:30 • José Eduardo de Oliveira Madeira
Tsunami de 1755 no litoral do Algarve – registo geológico e inferências sobre localização da fonte sedimentar, distância de penetração, paleocorrentes, altura de ondaimplicações na avaliação de risco.