Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

No curso teórico, as metodologias de ensino utilizadas nesta unidade curricular baseiam-se na apresentação e discussão de uma série encadeada de tópicos que, simultaneamente, pretendem estimular a participação dos estudantes, individualmente ou em grupo. A estratégia metodológica definida para as aulas expositivas (que também influencia a seleção dos exemplos e de outras referências úteis à contextualização dos tópicos a introduzir e discutir) tem reflexos diretos nas restantes componentes do programa de ensino-aprendizagem. Com efeito, o conjunto de materiais selecionado para as aulas práticas de observação e caracterização macro e microscópica de materiais (minérios e rochas encaixantes e rochas e minerais industriais, preferencialmente, mas não exclusivamente, representativos de exemplos nacionais), para além do conjunto de exercícios a realizar em contexto de trabalho de campo, permitirão consolidar os conhecimentos transmitidos nas exposições teóricas, constituindo a base para a compreensão dos vários assuntos a versar durante o semestre letivo. A promoção organizada de visitas de estudo a minas e explorações de recursos não metálicos, ativas ou não, bem com o estímulo ao contato com realidades associadas à exploração mineral, positiva ou negativamente impactadas do ponto de vista ambiental, permitem uma abordagem integrada e integradora das várias dimensões naturais e socioeconómicas relacionadas com esta vertente fundamental, no contexto dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável sinalizados pela UNESCO. O incentivo à realização de várias fichas de trabalho prático (discutidas em detalhe), valorizando a componente formativa contínua, fomentam também hábitos de trabalho/estudo consistente, para além das competências de síntese oral e escrita e capacidade de exposição e comunicação. Todas estas abordagens pretendem promover o exercício autónomo das aprendizagens, sendo ainda entendidas como as mais adequadas à prossecução dos objetivos acima definidos e as mais estimulantes do ponto de vista intelectual para alunos com o estado de maturação científica esperado para o último ano do 1º ciclo de estudos.