Sumários

Depósitos auríferos do tipo "epitermal"; continuação da aula anterior.

29 Outubro 2019, 14:30 António Manuel Nunes Mateus

Depósitos auríferos do tipo "epitermal"; subtipos "nascente", "Bonanza" e "Carlin". Caracterização macroscópica de amostras representativas de cada subtipologia; continuação da aula anterior.


Classificação dos Recursos Minerais.Tectónica Global, Evolução Crustal e Metalogenia

28 Outubro 2019, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

Classificação dos Recursos Minerais: 1) Necessidade de classificar e critérios passíveis de utilização – fundamentos para a selecção de critérios; a classificação como reflexo do desenvolvimento teórico e técnico, bem como do nível de compreensão dos processos metalogenéticos. 2) Principais Chaves de Classificação: devidas a Lindgren-Graton; Bilibin; Stanton; Skinner; Guilbert & Park; conceito de sistema mineralizante; chaves de classificação orientadas para os processos (endógenos e exógenos) geradores de minérios e que tomam em consideração o enquadramento litológico (e geodinâmico). Classes principais e exemplos paradigmáticos.

Tectónica Global, Evolução Crustal e Metalogenia – base conceptual para o desenvolvimento de novas chaves de classificação; breve incursão sobre os ciclos tectónicos e metalogenia, bem como sobre as zonalidades geoquímicas a grande escala em ambientes extensionais e ambientes convergentes.


Depósitos auríferos do tipo "epitermal"; subtipos "nascente", "Bonanza" e "Carlin"; introdução geral às colecções.

23 Outubro 2019, 15:30 António Manuel Nunes Mateus

Depósitos auríferos do tipo "epitermal"; subtipos "nascente", "Bonanza" e "Carlin"; introdução geral às colecções. Caracterização macroscópica de amostras representativas de cada subtipologia.


Mineralizações de metais preciosos; depósitos do tipo "mesotermal"; continuação da aula anterior. Discussão de resultados

22 Outubro 2019, 14:30 António Manuel Nunes Mateus

Mineralizações de metais preciosos; depósitos do tipo "mesotermal". Caracterização macro e microscópica de amostras representativas de vários depósitos e ocorrências (e.g. Hemlo, Kirkland Lake, vários no Quadriláterio Ferrífero); analogias e diferenças quanto aos principais atributos mineralógicos e geológicos. Continuação da aula anterior. Discussão de resultados.


Estudos Isótopos (isótopos estáveis em particular)

21 Outubro 2019, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

Estudos Isótopos (isótopos estáveis em particular): 1) Importância dos estudos isotópicos em metalogenia – fontes de fluido e dos metais; geotermometria; geocronologia e termocronologia. 2) Isótopos estáveis vulgarmente utilizados (O, H, C, S) – razões que determinam a sua utilização; preparação de amostras; técnicas de extracção e análise; interpretação de resultados; abundância relativa dos isótopos estáveis leves; padrões; fraccionação isotópica; equações fundamentais.  3) Caracterização dos principais reservatórios de fluido com base nos valores de d18O e dD. Aplicações e casos de estudo.