Risco Erosao T1
30 Outubro 2018, 11:00 • César Augusto Canêlhas Freire de Andrade
Apresentação, objectivos e funcionamento do módulo, docentes envolvidos, avaliação.
Bibliografia fundamental.
O sistema de erosão hídrica e a erosão (perda) de solos enquanto problema ambiental.
Solo e perfil de solo, horizontes. Erosão, conceito, escalas de tempo características do processo erosivo e do processo pedogenético. Erosão natural e acelerada. A bacia hidrográfica como unidade de território fundamental para investigação e caracterização da erosão hídrica. Unidades de reporte da intensidade da erosão. Erosividade e erodibilidade, conceitos, utilidade na descrição e quantificação da erosão.
Erosividade: pluvial e associada ao escoamento superficial. Magnitudes relativas, sinergia. Erosividade pluvial: variáveis relevantes, importância na regulação da quantidade de energia transferida para a superfície do solo, processos de destaque e ressalto de partículas, transporte. Erosividade associada ao escoamento superficial: variáveis relevantes, arranque de partículas do fundo, processos de transporte e re-sedimentação.
Abordagem empírica (experimental) à determinação da intensidade da erosividade associada ao impacto das gotas de chuva. Índice EI30 – natureza, determinação.
Abordagem empírica (experimental) à determinação da intensidade da erosividade associada ao escoamento superficial. Relações com a intensidade da precipitação. Diferimento no tempo relativamente ao início de um aguaceiro – causas, efeitos.