Sumários

Aula Risco Inundação Fluvial - T#1

25 Novembro 2020, 14:00 Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho

Risco de cheia versus perigosidade e vulnerabilidade.

Factores condicionantes de cheias: transitórios e permanentes.

Métodos de estimativa de escoamento superficial: medição do nível da água; modelo curva-vazão; fórmulas empíricas.

Ietograma e hidrograma de escoamento.


Modulo Riscos Costeiros TP8

20 Novembro 2020, 16:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Processamento e interpretação de dados oceanográficos adquiridos no campo: determinação da altura significativa e do período médio das ondas. 


Modulo Riscos Costeiros T8

20 Novembro 2020, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

A dinâmica transversal de praias como factor de perigosidade e risco costeiro. Recuo do perfil durante episódios de temporal, alcance vertical do espraio e dimensionamento de faixas de risco. Rebaixamento e esvaziamento da praia subaérea, descalçamento de estruturas, exposição de fundações de edificados. Galgamento, inundação  e impacto directo das ondas rebentadas sobre elementos em risco no tardoz da praia. Exemplos de medidas de adaptação.

Decomposição da energia incidente em componente transversal e longilitoral. Desfasamento angular entre rumos do espraio e da ressaca de ondas oblíquas quando espalham e espraiam sobre uma praia; consequências:estabelecimento de corrente de deriva e de transporte sedimentar (deriva litoral).  


Aula 6/7TC Praia Carcavelos

19 Novembro 2020, 10:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula de campo na Praia de Carcavelos

Enquadramento do local de estudo, elementos morfológicos do perfil de praia, esquematização da organização da praia em planta e perfil.

Estima visual da altura significativa (Hs) e do período médio (T) das ondas na rebentação. Medição da corrente de deriva litoral com recurso a flutuadores. Estima do diâmetro médio e calibragem dos sedimentos com recurso a carta de comparação visual.

Levantamento topográfico do perfil de praia e de linhas notáveis (sopé da face de praia, linha de máximo espraio, crista da berma) com DGPS em modo RTK.


Modulo Risco Costeiro TP5

13 Novembro 2020, 16:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Conclusão do exercício 1. Utilização dos dados obtidos para determinação do custo do processo erosivo e para a marcação de uma faixa de salvaguarda na área de estudo relativamente ao processo erosivo, no horizonte temporal de 2100.