Modulo Risco Costeiro T4
10 Novembro 2020, 11:00 • César Augusto Canêlhas Freire de Andrade
Aula lecionada por videoconferência Zoom.
O carácter descontínuo (no espaço e no tempo) dos processos de evolução de arribas. Densidade e amplitude temporal dos documentos de base (ou dados de base equivalentes) e qualidade dos resultados de avaliação da intensidade do recuo. Implicação no significado e incerteza das taxas de recuo. Indicadores da intensidade do recuo: médias integradas no espaço e no tempo, e valores máximos; utilização destes valores na definição de faixas de salvaguarda num determinado horizonte temporal.
Gestão do espaço e do risco costeiro em litoral de arriba. Ações de prevenção, recuo programado e reativo, intervenção.
Prevenção: as faixas de risco (POC) em litoral de arriba, lançadas para o lado de terra da crista (casos de maciços resistentes ou brandos), e para o lado do mar do sopé: relações empíricas com a altura da arriba. Exemplos do litoral nacional. Sinalética de aviso.
Recuo planeado: o caso de São Bartolomeu do Mar (Esposende); custo, número de habitações.
Intervenção: soluções de controle baseadas na contenção dos produtos da erosão (redes de encaminhamento e de contenção) e de estabilização: revestimentos (betão projetado, revestimento com muros de bloco arrumado, enrocamento do sopé). Exemplos do litoral