Aula 2 T (Erosão de solos)

23 Novembro 2016, 16:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Erosividade associada ao escoamento superficial. Factores reguladores, importância relativamente à erosão pluvial. Efeitos de interseção, infiltração e retenção no atraso do início da erosão por escoamento relativamente à instalação de um aguaceiro. Escoamento eficaz e distância de erosão nula ao topo dos taludes. Erodibilidade e erosão pluvial: vegetação, inclinação de taludes, tamanho das partículas, agregados e consolidação de agregados. Erodibilidade e escoamento superficial: vegetação, rugosidade da superfície, dimensão das partículas, infiltração.

Factores antrópicos de regulação da erosão, medidas de correcção/minimização da erosão de solos, exemplos: rotação de culturas, permanência de restolho, reflorestação, semeaduras múltiplas em oposição a monocultura, revestimento de solo com introdução de plantas rasteiras, herbáceas ou arbustivas, lavra paralela às curvas de nível; terraceamento de taludes, drenagem controlada artificialmente , interposição de barreiras ao escoamento.

Métodos de quantificação da erosão hídrica superficial. Breve introdução aos métodos alternativos à Equação Universal de Perda de Solos.