Métodos de Ensino e Avaliação

Os alunos são convidados a presenciar e a participar em conferências e debates (no mínimo de 5), ao longo do semestre, cujos temas abarquem claramente a área da Biologia da Conservação. No presente ano lectivo, devido à situação sanitária do país abre-se a possibilidade da participação remota em webinars. Deverão igualmente assistir às palestras ministradas no âmbito desta UC pelos investigadores da FCUL cujo trabalho está ligado à Biologia da Conservação. Os alunos têm de seleccionar um tema escolhido entre os abordados nas conferência/debates/webinars assistidos, fazer pesquisa bibliográfica e escrever um relatório sobre o mesmo. Terão ainda de efectuar a apresentação pública desse relatório, com o apoio de recursos digitais (ex. apresentação "Power Point"). A classificação final da Unidade Curricular consistirá na média aritmética das notas atribuídas ao relatório escrito e à exposição oral. A classificação do relatório escrito será baseada na estrutura, organização e coerência na forma como o tema é discutido e como o racional é suportado pelo conhecimento científico existente. Relativamente à exposição oral, a avaliação terá em conta a organização e o conteúdo da apresentação, a naturalidade e fluência com que é feita, a capacidade de resposta às questões dos elementos do júri e colegas de turma, bem como o interesse demonstrado (perguntas, comentários, sugestões) perante as comunicações dos colegas. Caso a situação sanitária do país se degrade e as aulas presenciais sejam limitadas ou mesmo suspensas, serão aplicadas as medidas incluídas no "Plano de Contingência em Ciências COVID-19", nomeadamente a adopção do modelo Síncrono Não Presencial (MSNP). com recurso a ferramentas de videoconferência.