Métodos de Ensino e Avaliação

Os alunos são convidados a participar em conferências e palestras, que são organizados no âmbito da Unidade Curricular ao longo do semestre e que focam temáticas pertinentes e actuais na área da Biologia da Conservação. Com base nos temas abordados nas conferências/seminários, os alunos têm então de seleccionar um tema específico e elaborar um relatório crítico sobre o mesmo. O tema selecionado deverá ser discutido criticamente no relatório, permitindo aos alunos apresentar os seus pontos de vista, suportados pelo conhecimento científico existente e bibliografia disponível. Os alunos terão ainda de efectuar uma apresentação pública desse relatório, com o apoio de recursos digitais (ex. apresentação de diapositivos). Em cada um os elementos de avaliação (relatório escrito e apresentação oral) a classificação mínima para aprovação na Unidade Curricular é de 8 (oito) valores. A classificação final da Unidade Curricular consistirá na média ponderada das classificações atribuídas ao relatório escrito (60%) e à exposição oral (40%). A aprovação na Unidade Curricular implica uma classificação final mínima de 10 valores, quando arredondada às unidades. A classificação do relatório escrito será baseada na estrutura, organização e coerência na forma como o tema é discutido e como o racional é suportado pelo conhecimento científico existente. Relativamente à exposição oral, a avaliação terá em conta a organização e o conteúdo da apresentação, a naturalidade e fluência com que é feita, a capacidade de resposta às questões dos elementos do júri e colegas de turma, bem como o interesse demonstrado (perguntas, comentários, sugestões) perante as comunicações dos colegas.