Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
As metodologias de ensino da UC baseiam-se, essencialmente, num conceito integrado de sustentabilidade ecológica firmemente ligado à avaliação da complexidade dos sistemas socio-ecológicos, estruturados por múltiplos fatores de interação e processos dinâmicos de auto-organização e múltiplos sistemas interativos a várias escalas e com graus de incerteza associados. Neste sentido, as metodologias de ensino da UC envolvem sessões expositivas dinâmicas, incidindo sobre temáticas no âmbito da sustentabilidade ecológica, que promovam a participação dos discentes e se desenvolvam numa perspetiva orientadora direcionada para uma aprendizagem exploratória conjunta centrada na sustentabilidade ecológica, para promover uma maior consciencialização e atitude crítica sobre as ligações entre as preocupações globais e locais e implicações para os ecossistemas e gerações futuras. Esta componente explicativa engloba ainda métodos e ferramentas que permitirão aos alunos adquirir conhecimentos e competências sustentados numa abordagem prática para avaliação e identificação de questões transversais importantes e vínculos entre fatores socio-ecológicos, ponderando opções e implicações gerais para uma sustentabilidade ecológica. Neste contexto, as metodologias de ensino incluem aplicações práticas baseadas em casos de estudo e estimativas em contextos específicos, relacionados com sustentabilidade ecológica, que permitirão aos alunos aplicar diferentes abordagens e ferramentas disponíveis para resolução de problemas, tomando consciência que, de uma forma geral, é necessária a aplicação de vários métodos para garantir uma avaliação integrada que incorpore fatores socio-ecológicos, tais como diminuição de desigualdade, salvaguarda do bem-estar humano, uso sustentável de recursos naturais e preservação da biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas. Estes exercícios incentivam a descrição de objetivos, construção de cenários que ajudem a identificar as prioridades para o caso/contexto em análise, planeamento, projeções comparativas de objetivos e metas futuras e vias alternativas. A abordagem metodológica de ensino desta UC impulsiona o desenvolvimento de uma aprendizagem holística sobre sustentabilidade ecológica e aplicação de estratégias e metodologias de avaliação eficazes que combinam fontes de dados científicos e tradicionais com a complexidade dos sistemas socio-ecológicos.