Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Sistemas interativos assenta na introdução de alguns conceitos básicos transdisciplinares das artes transmédia contextualizando-os no âmbito das artes do século XX, culminando na sua integração nas artes contemporâneas e tecnológicas já nas primeiras décadas do século XXI. Fomenta-se uma literacia dos sistemas das artes visuais, performativas e interativas ampla e dinâmica, que integre e recombine diversas áreas da criação e desenvolvimento em artes e design interativa(o)s. Neste contexto, articula-se esta UC, situada no terceiro ano do ciclo de estudos em Artes Multimédia, com aprendizagens teórico-práticas anteriores nomeadamente nas disciplinas de Estudos dos Media e Experiência da Interação. A aprendizagem de alguns métodos de investigação artística amplia-se e aprofunda-se de forma a gerar em estudantes um processo de pesquisa e reflexão que lhes permita aplicar os conhecimentos adquiridos durante anos anteriores num projeto teórico/prático. Neste contexto, sugere-se a apropriação de metodologias artísticas para o cruzamento disciplinar no intuito de gerar maior criatividade. Salienta-se ainda uma literacia das artes multimédia, em geral, e transmédia, em particular, que gere reflexão e sentido crítico e que tenha como base fornecer às pessoas um conjunto de matérias que lhes permitam compreender e interpretar alguns mecanismos de criação e produção na área das artes transmédia, performativas e interativas. Estudantes fazem uma apresentação de vinte minutos em sala de aula, um mês após início do semestre, sobre a sua investigação geral e o conceito escolhido para um ensaio/trabalho dentro das artes transmédia. Os estudantes são posteriormente orientados no desenvolvimento do conceito e investigação preliminar do ensaio/projeto e devem desenvolver o mesmo usando metodologias de trabalho em artes e design antes aprendidas no âmbito da disciplina de Estudos dos Media e outras disciplinas de estímulo à investigação. No final do semestre, devem entregar um documento de, no mínimo, cinco páginas, sobre a investigação efetuada e o conceito explorado que deve ser baseado num tema debatido nas aulas durante o semestre. Devem ainda construir um projeto individual ou em grupo que tenha em consideração a criação de um ou mais protótipos, desenvolvendo o que aprenderam em Experiência da Interação. Finalmente, estudantes deverão entregar o trabalho final integrando todos os elementos desenvolvidos durante o semestre.