Métodos de Ensino e Avaliação

As sessões de seminário incluem apresentações feitas pelos estudantes que depois são comentadas e discutidas pelos docentes responsáveis pelo seminário e pelos outros estudantes. Cada estudante faz duas apresentações: 1ª apresentação: Apresentação de fichas de leitura de primeiros livros ou artigos que o aluno está a ler em preparação do trabalho conducente ao desenho do plano de trabalho e em função de uma delimitação inicial ampla de interesses de investigação. 2ª apresentação: Apresentação de um primeiro esboço do plano de trabalho do aluno conducente à dissertação de mestrado, desejavelmente: - considerando a identificação de um problema de investigação na área da Ciência Cognitiva em que pelo menos dois domínios de conhecimento sejam convocados para a sua resolução; - indicando os (co-)orientadores que o ajudarão na afinação desse plano e o conduzirão de forma supervisionada na aquisição e aplicação de metodologias de investigação apropriadas. Para assegurar a abrangência temática e estimular a interdisciplinaridade, os docentes deste unidade curricular são provenientes de diferentes departamentos e diferentes disciplinas contribuintes para a Ciência Cognitiva. Estão todos presentes em todas as sessões em que os estudantes fazem as suas apresentações. A avaliação das apresentações inclui três elementos: - exposição oral (ca. 20 mins + 20 mins de discussão) - slides usados (.pdf) - memorando correspondente (máx. 2 pp, .pdf). Os elementos escritos devem ser enviados aos docentes desta unidade curricular uma semana antes da data da apresentação para que sejam disponibilizados na plataforma Moodle e as sessões possam ser preparadas pelos responsáveis pelo seminário assim como pelos outros estudantes que nele participam, e pelos respetivos orientadores Uma segunda componente da avaliação consiste na aferição do nível quantitativo e qualitativo da participação dos estudantes na discussão das apresentações dos outros estudantes.