Sumários

Interrogações SQL (parte 1)

27 Outubro 2020, 15:30 António Ferreira

Interrogações SQL (parte 1): forma básica das interrogações; avaliação de interrogações pelo SGBD; exemplos de interrogações a uma e várias tabelas; expressões na projeção de colunas e seleção de linhas; comparações de sequências de carateres; construtores de conjuntos.


Laboratório de SQL:

27 Outubro 2020, 13:00 Carlos Jorge da Conceição Teixeira

ligação ao SGBD; criação de tabelas; nomes inteligíveis nas restrições de integridade; inserção de dados; tentativas de violação de restrições de integridade com inserções, remoções, e atualizações de dados; remoção de tabelas. Extra: identificação de anomalias na escrita de dados numa tabela mal estruturada; criação de tabelas resultantes da normalização de um esquema relacional.


Álgebra relacional

23 Outubro 2020, 16:00 António Ferreira

Álgebra relacional: propósito; operadores de projeção e seleção; união, diferença, e interseção; produto e etiquetagem; junção, equijunção, e junção natural; divisão; interrogações SQL expressas em álgebra relacional.


Desenho lógico

20 Outubro 2020, 16:30 António Ferreira

Desenho lógico: passagem do diagrama entidade-associação de empregados e departamentos para um esquema relacional.


Desenho lógico:

20 Outubro 2020, 16:30 Carlos Jorge da Conceição Teixeira

passagem do diagrama entidade-associação de empregados e departamentos para um esquema relacional.