Sumários

Dia 11 - saída de campo

11 Fevereiro 2018, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

10:00 – 14:00: Contextualização geral da Unidade Gabróica Bandada do Complexo Ígneo de Beja. Breve panorâmica sobre a exploração concessionada à FERBRITAS. Exercícios de campo em 3 pedreiras abandonadas a S-SW de Odivelas com o objectivo de proceder à caracterização mineralógica e textural de várias fácies gabroicas e do seu arranjo bandado (cinematicamente activo), assim como à análise das transformações polifásicas relacionadas com a actividade (magmática-)hidrotermal associada à génese, propagação e reactivação de diversas zonas de cisalhamento. Implicações geodinâmicas e metalogenéticas. (PGeoq + TAM)


Dia 10 - saída de campo

10 Fevereiro 2018, 09:30 António Manuel Nunes Mateus

9:30 - 14:00 e 15:30-17:30: Exercício de campo numa antiga pedreira a NE de Santiago do Escoural com o objectivo de identificar e caracterizar a justaposição tectónica de unidades metamórficas litologicamente distintas (Neoproterozóico – Câmbrico Inferior) e de apreciar a distribuição (e recristalização) de mineralizações sulfuretadas (disseminadas em anfibolitos retrogradados e redepositadas posteriormente ao longo das descontinuidades que marcam a justaposição tectónica (por carreamento). Observação de estruturas macro e mesoscópicas adequadas à dedução de cinemática e de transformações mineralógicas e texturais (incluindo frentes metassomáticas e neoformações) síncronas da acomodação da deformação; discussão geral sobre algumas das implicações para a prospecção mineral. Exercício de campo numa frente de migmatização, permitindo apreciação de numerosos aspectos relacionados com a produção e escoamento diferencial de leucossomas e melanossomas, assim como com os efeitos relacionados com a rotação heterogénea de diferentes tipos de xenólitos. (PGeoq + TAM)


Dia 8 - saída de campo

8 Fevereiro 2018, 10:30 António Manuel Nunes Mateus

10:30 – 14:00 e 15:00 – 18:00: Explorações de granitos e migmatitos para pedra ornamental: os casos de Pedrogão (empresa Cigran), Alvito (empresa Pedra Secular, Herdade dos Anéis – Monte Alfanges), e Évora (empresa GRANIALPA). Métodos de extracção e de categorização dos blocos em função das suas características texturais e composicionais. Observação e discussão in situ de aspectos relacionados com o controlo e desenvolvimento de frentes metassomáticas magmático-hidrotermais e sua relação com o carácter sin-orogénico da produção, instalação e arrefecimento de fundidos silicatados. Junto a Pedrogrão, observação da antiga corta mineira de Orada e apreciação de aspectos mineralógicos e texturais de amostras em escombreira (minérios de ferro, rochas hospedeiras variavelmente alteradas). (CMM + PGeoq + TAM).


Dia 4 - saída de campo

4 Fevereiro 2018, 12:30 António Manuel Nunes Mateus

12:30 – 13:00: Exercício de campo 6 (extracção abandonada em lacólito dolerítico). Características texturais e mineralógicas da rocha ígnea. Características estruturais intrínsecas ao lacólito devidas a arrefecimento. Posicionamento relativo nos eventos magmatogénicos síncronos da evolução geodinâmica da Bacia Lusitânica durante o Mesozóico. (TAM)


Dia 3 - saída de campo

3 Fevereiro 2018, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

9:00 – 13:00 + 14:30 – 16:00: Exercícios de campo 2, 3 e 4 – brecha magnetítica de Valverde (diferentes locais). Mapeamento esquemático da sequência hospedeira da ocorrência mineral, bem como das principais estruturas tectónicas que a condicionam a diferentes escalas. Estabelecimento de cronologias relativas dos principais eventos de brechificação e de fracturação subsequente. Características mineralógicas dos componentes incorporados na brecha e sua importância para a caracterização do processo responsável pela sua génese. Métodos de prospecção adequados à avaliação da extensão da mineralização em profundidade e à identificação de ocorrências congéneres ocultas. Avaliação geoquímica do recurso mineral e discussão sobre possíveis modelos genéticos. (TAM + PGeoq)