Métodos de Ensino e Avaliação
As aulas são teórico-práticas e incluem: (a) Aulas expositivas interativas que permitem o contacto com os conceitos e abordagens essenciais do programa; os conteúdos são expostos de forma sistemática e discutidos em interação com os estudantes. (b) Aulas práticas, em que os estudantes resolvem exercícios, apresentam e discutem, de forma crítica e argumentativa, artigos científicos. As aulas com pendor teórico ocupam cerca de 3/4 do total de aulas e as práticas cerca de 1/4. A avaliação inclui dois componentes obrigatórios: (a) Trabalho de grupo: cada grupo de estudantes é responsável pela apresentação em aula de um artigo científico, incluindo enquadramento teórico da questão de investigação, descrição do método, resultados e discussão; cada grupo é também responsável, pela discussão em aula de outro artigo científico, incluindo a reflexão sobre as forças e limitações do estudo e proposta de novas perguntas ou abordagens de investigação. (b) Ensaio crítico individual: redação de um ensaio crítico final sobre um dos tópicos do programa.