Aula T04 e Resolução da Série 1

25 Março 2020, 18:16 Carlos da Camara

Boa tarde a todos,

Começo por vos pedir desculpa pelo atraso na publicação das aulas e passo a dar-vos a explicação que se impõe.

Conforme vos disse na mensagem anterior, achei que dar aulas remotamente a 60 alunos iria colocar dificuldades várias e, por isso, decidi fazer power points com voz tentando replicar as aulas nos moldes em que as daria presencialmente.

Nunca tinha tentado fazer isto antes e confesso que subestimei as dificuldades. Em primeiro lugar, verifiquei que o tipo de slides que tinha não eram adequados e, por isso, tive de reorganizá-los. Em seguida, deparei-me com alguns problemas técnicos de gravação. Ultrapassadas as dificuldades e após ter passado os power points para formato vídeo (mp4) - um processo algo moroso -, verifiquei que o moodle não o deixava carregar por ser demasiado extenso. Decidi então criar uma conta no youtube e fazer um upload (o que também nunca tinha feito antes). Quando fiz o upload (e após algumas dificuldades), o youtube informou-me de que o video não tinha os requisitos exigidos. Tive então de procurar perceber a razão (o que demorou ainda mais tempo) e foi aí que descobri que cada video não podia ter mais de 15 minutos, o que me obrigou a aprender a uilizar o MovieMaker para editar o vídeo.

Finalmente, fui bem sucedido - e agora qualquer um de vós pode visualizar no youtube a Aula T04 (decomposta em 5 partes). Espero que achem que o meu trabalho foi útil e valeu a pena mas, caso tenham críticas quanto á eficiência do método que escolhi, agradeço que me informem!

Estou agora no processo de gravação das aulas seguintes - e a tarefa está naturalmente a processar-se de uma forma mais rápida.

No moodle podem encontrar um documento com os links para os 5 videos e também com toda a informação complementar de cada aula. Também já coloquei a resolução da Série 1.

Agradeço a vossa compreensão e espero que o curso que estou a preparar vos agrade na medida do possível.

Resta-me desejar saúde a todos vós e um bom teletrabalho.

Carlos da Camara