Sumários
Selecção e contra-selecção de mutators. Sistemas de reparação SOS e MRS.
10 Outubro 2016, 19:00 • Francisco André de Campos Pereira Dionísio
Em que situação é que os mutators são seleccionados? Os artigos de Giraud et al 2001 Science e de Oliver et al 2000 Science.
Bactérias mutadoras (mutator) e recombinação homóloga. As bactérias hiper-rec. O papel das enzimas MutS, MutL, MutH e outras, na prevenção da recombinação mediada por RecA. O sistema SOS: enzimas LexA e RecA. O papel do sistema SOS na Recombinação Homóloga e Homeóloga. O sistema SOS: enzimas LexA e RecA. O papel do sistema SOS na Recombinação Homóloga e Homeóloga.
Discussão do artigo de Funchain et al 2000 Genetics - ler antes da aula.
Discussão de Chao and Cox (1983, Evolution).
Leitura, na aula, do artigo Sniegowski et al 1997 Nature em 15 minutos. Discussão dos artigos de Sniegowski et al 1997 Nature e de Taddei et al 1997 Nature.
Taxas de mutação. Mutators. Mutators e patogenicidade
3 Outubro 2016, 19:00 • Francisco André de Campos Pereira Dionísio
Será vantajoso ter uma alta taxa de mutação? Em todas as situações? Só nalgumas? Vantagens e desvantagens em ter (uma alta taxa de) mutação.. Reparação de DNA pelas enzimas MutS, MutL e MutH. Bactérias mutadoras (mutators). John W. Drake (1991) e a taxa de mutação de microorganismos (com genoma constituído por DNA): taxa de mutação por replicação do genoma e/ou por par de bases. Em que situação é que os mutators são seleccionados? Discussão dos artigos Leclerc et al 1996 Science e Matic et al 1997 Science (ler estes dois artigos em casa). Leitura de Mao et al 1997 na aula. Discussão de de Mao et al (J. Bac. 1997).
Selecção Natural em Bactérias
26 Setembro 2016, 19:00 • Francisco André de Campos Pereira Dionísio
Continuação da aula anterior. Teoria da Evolução e Intelligent Design e Criacionismo. A Selecção Natural e o trabalho de Luria e Delbruck. O trabalho de Newcombe relativo à selecção natural no mundo bacteriano. Medição de taxas de mutação pelo método de Luria e Delbruck. Discussão do artigo de Lederberg e Lederberg 1952.
Funcionamento da disciplina. As cinco teorias da evolução.
19 Setembro 2016, 19:00 • Francisco André de Campos Pereira Dionísio
Funcionamento das disciplinas EAM e TEAM. Programa das disciplinas de EAM e de TEAM. As cinco teorias da Evolução de Darwin. A Selecção Natural e o trabalho de Luria e Delbruck.