Sumários

Aula 11

21 Março 2022, 09:30 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

Equação de transferencia de calor por condução, em coordenadas cilíndricas e esféricas. Exemplo da transferência de calor unidimensional através de uma parede, sendo conhecido o gradiente de temperatura e com uma fonte de calor uniforme. Condições fronteira e condições iniciais para a resolução da equação de transferência de calor por condução.


Aula 10

17 Março 2022, 08:00 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

 A difusividade térmica e a capacidade calorífica. Lei de conservação da energia aplicada à transferência de calor. Equação de transferencia de calor por condução. Casos particulares de estado estacionário com e sem geração de calor, e estado transiente e sem geração. Processos tridimensionais e unidimensionais em coordenadas rectangulares. Equação de transferencia de calor por condução, em coordenadas cilíndricas


Aula 9

15 Março 2022, 09:00 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

Fundamentos de transporte de energia. Calor. Modos de transferência de energia sobre a forma de  calor. Leis e Definições. A condução de calor. A lei de Fourier. A condutividade térmica de diferentes substâncias e a sua determinação experimental.


Aula 8

14 Março 2022, 09:30 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

Os coeficientes de atrito de Fanning (ou Darcy) e de Moody. Utilização dos coeficientes de atrito para o cáculo da perda de pressão no fluxo em tubos. A equação de Poiseuille. Fluxo de fluidos em condutas. Perda de carga, factor de fricção e potência de bombagem de fluidos. Equação de Bernoulli revisitada. Resolução de problemas de fluxo de fluidos.


Aula 7

10 Março 2022, 08:00 Manuel Luis de Sousa Matos Lopes

O modelo da camada fronteira de velocidade  no fluxo de fluidos. O coeficiente de atrito. As equações de conservação em problemas bidimensionais e expressas em coordenadas cartesianas, cilindricas e esféricas. Casos particulares da aplicação da equação do movimento. A equação de Navier-Stokes. O fluxo laminar em tubos de fluidos com propriedades constantes em condiçoes isotérmias e em estado estacionário. O seu perfil de velocidade de fluxo, a velocidade média e máxima.