Sumários

Autenticação e Troca de Chaves

11 Março 2025, 16:30 • Nuno Fuentecilla Maia Ferreira Neves

Protocolos e mecanismos avançados para a autenticação distribuída; Autenticação através passwords e suas limitações; Exemplos de algoritmos de passwords fortes (e.g., EKE); Análise de um conjunto de propriedades interessantes a assegurar por um protocolo de autenticação, e exemplos de soluções: Perfect Forward Secrecy, resistência a ataques de DoS, dificultar a divulgação da identidade, re-aproveitar parâmetros, e computação em paralelo


Projeto de laboratório - 1

26 Fevereiro 2025, 18:30 • Nuno Fuentecilla Maia Ferreira Neves

Cifra de chaves secretas e ataques. No projeto os alunos irão experimentar alguns ataques que exploram o conhecimento do IV em certos modos de cifra.


Projeto de laboratório - 1

25 Fevereiro 2025, 18:30 • Nuno Fuentecilla Maia Ferreira Neves

Cifra de chaves secretas e ataques. No projeto os alunos irão experimentar alguns ataques que exploram o conhecimento do IV em certos modos de cifra.


Algoritmos de Criptografia e Hashing

25 Fevereiro 2025, 16:30 • Nuno Fuentecilla Maia Ferreira Neves

Princípios de criptografia assimétrica (ou de chave pública); Discussão sobre o tamanho de uma chave pública; Estudo do RSA, incluindo aspectos da sua concretização e alguns ataques; Algoritmos baseados em logaritmos discretos,  o Diffie-Hellman e o Elgammal; Introdução à criptografia com curva elíptica;  Funções de hash e suas propriedades, o ataque de aniversário, a construção de Merkle-Damgard e um estudo breve do SHA2 e SHA3; Códigos de autenticação de mensagens (MAC): principais soluções e considerações de segurança, algoritmos HMAC e CMAC; Autenticação e Cifra: principais soluções e algoritmo CCM


Projeto de Laboratório - 0

19 Fevereiro 2025, 18:30 • Nuno Fuentecilla Maia Ferreira Neves

Criação de máquinas virtuais, e interligação numa rede de máquinas virtuais.