Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A unidade curricular tem duas componentes distintas que se complementam. Na componente teórica pretende-se que os alunos entendam conceitos, leis gerais que controlam o clima da terra e os seus princípios de conservação tendo em conta a sua variabilidade no espaço e no tempo. Na componente teórico-prática são discutidos problemas de aplicação da matéria teórica onde se pretende que o aluno ganhe autonomia na resolução de exercícios com aplicação dos conceitos físicos discutidos na componente teórica. Esta parte inclui aulas em registo de seminário visando aprofundar alguns tópicos onde o Professor tem muita obra publicada nomeadamente padrões de circulação atmosférica (NAO, Bloqueios, Storm tracks, Rios Atmosféricos) assim como sobre extremos climáticos e seus impactos nos ecossistemas (secas, ondas de calor, cheias, incêndios florestais). Estes casos concretos pretendem fomentar o contacto dos alunos com problemas concretos, e como se inserem nos cenários de alterações climáticas produzidos no passado e para as próximas décadas.