Sumários

Aula Prática 09

20 Abril 2023, 10:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Aula substituída por saída de campo ao Algarve Ocidental. Diatremas cretácicos da Praia da Luz e da praia de Cabanas Velhas (3º ciclo magmático mesozóico). Sequências vulcânicas do Triássico Superior-Jurássico Inferior da CAMP (Província Magmática do Atlântico Central; 1º ciclo magmático mesozóico).


Aula teórica 09

20 Abril 2023, 08:30 José Eduardo de Oliveira Madeira

PDCs e ignimbritos associados a colunas plinianas. Exemplos históricos: Katmai 1912, Tambora 1825 e o ano sem verão, Vesúvio 79AD. Ignimbritos soldados e modelos para a sua formação. Alteração por fase gasosa e desvitrificação. Chaminés fumarólicas.


Aula Prática 08

13 Abril 2023, 10:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Aula de gabinete substituída por saída de campo de 3 dias ao Algarve Ocidental.


Aula teórica 08

13 Abril 2023, 08:30 José Eduardo de Oliveira Madeira

Fluxos piroclásticos ou Pyroclastic Density Currents (PDCs). Espectro contínuo entre PDCs diluídos (fully diluted PDCs ou surges) e PDCs granulares (granular fluid-based PDCs, pumice and ash flows e block and ash flows). Mecanismos de transporte e deposição dos dois extremos do espectro. Influência da água nos PDCs (wet e dry surges). PDCs sustentados e pontuais. Formação de PDCs por colapso de coluna sustentada. Influência da variação do diâmetro da conduta e do conteúdo em voláteis para a transição de coluna sustentada a coluna em colapso. Formação de PDCs por colapso de doma ou explosões vulcanianas discretas: tipos peleano, soufriére e merapi. Formações de PDCs associados a erupções basálticas: exemplos históricos e pré-históricos da ilha de S. Jorge. Estrutura dos depósitos de block and ash e de pumice and ash. Depósitos constituídos por unidades de fluxo sucessivas. PDCs associados a hidrovulcanismo. Formação de nuvens de surge: o exemplo dos ensaios nucleares e as erupções dos Capelinhos (1957) e de Taal (2020). PDCs freatomagmáticos associados a vulcanismo basáltico: exemplos histórico e pré-histórico da ilha de S. Jorge. Depósitos de surge proximais e distais. O significado da presença de lapilli acrecionário.


Aula Prática 07

30 Março 2023, 10:00 José Eduardo de Oliveira Madeira

Apresentações orais sobre as erupções do Cracatoa de 1883 e a erupção de La Palma de 2021.