Regulação do operão da galactose | Riboreguladores
11 Novembro 2019, 17:00 • Mónica Vieira Cunha
O regulão da arabinose em Escherichia coli (continuação).
O controlo negativo na regulação do operão da arabinose em Bacillus subtilis:
genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, regulador e indutor do operão da arabinose. Transportadores de alta e baixa afinidade para a arabinose. Regulação da transcrição do operão ara por repressão. A proteína AraR. Regulação cooperativa e não cooperativa.
Regulação do operão da galactose em E. coli: genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, reguladores e indutores Regulação da transcrição do operão gal por repressão. A proteína GalR. Regulação cooperativa e não cooperativa.
Expressão descoordenada do operão gal em E. coli. Regulação pós-transcricional do operão da galactose exercida pelo RNA antisense spot42 e pela proteína Hfq. Importãncia fisiológica da regulação por spot42.
Mecanismos moleculares de regulação pós-transcricional exercida por pequenos RNA não codificantes (sRNA). Ação exercida pela chaperona Hfq. Riboswitches como riboreguladores. Exemplos da ação exercida por RNA antisense no controlo restritivo da expressão génica em diferentes microrganismos e diferentes condições de stress ambiental.