VMM_03_Mecanismos específicos e globais de controlo da expressão génica em bactérias

3 Outubro 2022, 16:00 Mónica Vieira Cunha

Efeitos polares na transcrição e tradução. Controlo da expressão génica. Regulação positiva e negativa, repressão catabólica e atenuação da transcrição.  Exemplos aplicados a operões anabólicos e catabólicos.

Mecanismos moleculares de regulação pós-transcricional exercida por pequenos RNA não codificantes (sRNA). Expressão descoordenada do operão gal em E. coli. Importãncia fisiológica da regulação por spot42.  Ações exercida pela chaperona Hfq. Exemplos da ação exercida por RNA antisense no controlo restritivo da expressão génica em diferentes microrganismos e diferentes condições ambientais.  

Fosforilação e desfosforilação de proteínas. Controlo global da transcrição através de sistemas de transdução de sinal. Sistemas de um, dois e três componentes. Abundância de sistemas de transdução de sinal em procariotas e relação com o tamanho do genoma. Definição de QI bacteriano. As cinases de histidina e os reguladores de resposta: aspetos estruturais e funcionais. Espécies intermediárias e phosphorelay. Cinases de serina/treonina/tirosina.

Orientação dos trabalhos e discussão dos projetos científicos em elaboração pelos alunos.