2017/2018

Objetivos

A necessidade de encontrar estratégias de desenvolvimento sustentável e de dar respostas efetivas à problemática das alterações do clima, tanto na vertente da mitigação como na da adaptação, tem conduzido as mais relevantes universidades ao lançamento de iniciativas de formação com caráter transversal e multidisciplinar, incluindo as ciências naturais e sociais. Estas iniciativas fundamentam-se na procura cada vez maior de técnicos especializados e investigadores no domínio das alterações climáticas e da sua interface com o desenvolvimento sustentável, em particular no que respeita à energia, à água, às iniquidades de desenvolvimento e pobreza e à segurança alimentar. A evolução atual destas problemáticas permite concluir que a procura nestas áreas em Portugal e na União Europeia será crescente.

Neste contexto o objetivo principal deste programa de Doutoramento é formar especialistas em alterações climáticas e políticas de desenvolvimento sustentável capazes de contribuir de forma significativa e empenhada para identificar, analisar e pôr em prática estratégias novas de desenvolvimento sustentável no quadro do risco crescente de alterações climáticas antropogénicas durante o século XXI.

O Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (PDACPDS) é uma iniciativa conjunta entre a ULisboa e a Universidade Nova de Lisboa, que teve a sua 1.ª edição em 2009-2010. Enquadra-se numa área interdisciplinar que se centra nos domínios das ciências do ambiente e das ciências sociais e funciona em parceria com a Universidade de East Anglia, no Reino Unido, PUC- Rio e USP no Brasil e Postdam Institute for Climate Impact Research (PIK) instituições de referência internacional nestes domínios. Conta com a colaboração de professores e investigadores com produção científica reconhecida nas áreas das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável de 7 Faculdades públicas de Lisboa e 3 no exterior.

O Programa Doutoral tem uma duração de 3/4 anos e inclui um curso de formação avançada interdisciplinar entre as ciências físicas, naturais, sociais e humanas no 1.º e 2.º Semestres. Os seus públicos-alvo são diversificados, abrangendo estudantes interessados em seguir carreira académica, bem como profissionais das áreas do ambiente, planeamento e energia, entre outras, e ainda alunos que projetem o seu conhecimento e a sua investigação noutras partes do mundo, particularmente nos PALOP.


Especialidades:

. Ciências do Ambiente

Regime de Funcionamento

Curso em associação com a Faculdade de Letras, Instituto de Ciências Sociais, Instituto Superior Técnico e Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa e com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

Propinas

Consultar valores aqui.