Disciplina Curricular
Abordagens "Ómicas" em Biomedicina e Biotecnologia A"BB
Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 1_MBBC 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC pretende estabelecer um conhecimento sólido sobre as principais tecnologias de grande escala utilizadas em Biomedicina e Biotecnologia, que têm suportado uma produção massiva de dados sem precedentes nesta área em expansão. Este curso permitirá aos alunos: · conhecer os principais métodos e tipos de dados de grande escala; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre estrutura de dados, pré-processamento e métodos específicos de análise de dados; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre as atuais necessidades e limitações da integração de dados multinível para representação de sistemas biológicos; - contactar com as potenciais aplicações deste tipo de dados em biomedicina e biotecnologia.
Programa
Introdução aos sistemas biológicos e complexidade biológica. O paradigma de grande escala em biomedicina e biotecnologia e o modelo DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom). Início da revolução “ómica”: o Projeto Genoma Humano. Sequenciação paralela massiva e sequenciação de 4ª geração. Genómica. Epigenómica. Transcriptómica. Proteómica. Metabolómica. Interactómica. Biologia de Redes e Análise Funcional Screens funcionais em grande escala. Microscopia de alto rendimento. Métodos de célula única. Aplicações à saúde e medicina de precisão. Aplicações no desenvolvimento de biotecnologia/indústria farmacêutica.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação centra-se numa combinação de avaliação contínua efetuada sobre o desenvolvimento e relatório final de um projeto de análise de dados ómicos realizado em grupo, e um exame final individual. O desenvolvimento do projeto é alvo de uma avaliação intercalar correspondente a 30% da avaliação do trabalho, em que os grupos apresentam o problema biológico que pretendem abordar, os dados escolhidos, os objetivos específicos e a abordagem de análise que pretendem efetuar, com indicação do racional subjacente, recebendo feed-back dos docentes que deverão incorporar no decurso do trabalho. No final do semestre os alunos entregam um relatório escrito descrevendo os resultados obtidos, correspondente a 70% da classificação do projeto. A classificação final do curso é a média ponderada do exame final (40%) e da classificação do projeto (60%).