Disciplina Curricular

Abordagens "Ómicas" em Biomedicina e Biotecnologia A"BB

Mestrado Bolonha em Bioinformática e Biologia Computacional - 1_MBBC 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBBC 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 977 - 1º Ano/1º Sem do Mestrado em BBC

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular pretender estabelecer uma base sólida de conhecimento sobre as principais abordagens tecnológicas de larga escala em Biomedicina e Biotecnologia, que têm suportado uma produção maciça de dados sem precedentes nesta área em expansão. A transformação destes dados em conhecimento útil depende do desenvolvimento e aplicação de metodologias de pré-processamento, normalização e análise ajustadas a cada fonte específica. Através desta UC os alunos: - conhecem as principais tecnologias de larga escala e o tipo de dados produzidos; - adquirem noções teóricas e práticas sobre a estrutura dos dados, pré-processamento e metodologias de análise específicas a aplicar aos diferentes tipos de dados; - adquirem noções teóricas e práticas sobre as necessidades e dificuldades de integração de diferentes tipos de dados para representação dos sistemas biológicos; - tomam contacto com o potencial de aplicação deste tipo de dados na área da saúde e biotecnologia.

Programa

Introdução aos sistemas e complexidade biológica. O paradigma de "larga escala" em biomedicina e biotecnologia e o modelo DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom). Princípios da revolução "ómica": o projeto de sequenciação do genoma humano. Sequênciação paralela massiva e sequenciação de quarta geração. Genómica. Epigenómica. Transcritómica. Proteómica. Metabolómica. Interatómica. Screens funcionais de larga escala. Microscopia de alto rendimento. Métodos de "célula única". Aplicações à saúde e medicina de precisão. Aplicações no desenvolvimento biotecnológico/indústria farmacêutica.

Métodos de ensino e avaliação

Os métodos de ensino envolvem a combinação de aulas teóricas, seminários de investigação com especialistas da área, aulas práticas de análise de dados, e desenvolvimento de um projeto em modo de ensino tutorial. Será implementada uma abordagem personalizada com um plano de estudos individualizado ajustado à formação académica anterior do aluno. A avaliação inclui uma componente de exame e uma de projeto, com ponderação de 50% cada.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre