Disciplina Curricular
Biologia Humana BHum
Mestrado Bolonha em Biologia Humana e Ambiente - 1_MBHA 2017/18
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A uc tem por objetivo geral promover o pensamento crítico sobre o corpo humano e o ciclo da vida humano passado e presente. Compreender alterações anatómicas e fisiológicas na evolução humana. Reconhecer o papel dos fatores genéticos, ambientais e socioculturais na evolução e na variabilidade humana. Caracterizar as fases do ciclo de vida humano. Identificar e discutir o papel dos fatores biológicos, ambientais e socioculturais no crescimento, na maturação e no envelhecimento. Caracterizar o período reprodutor e a fecundidade e os seus determimantes. Explorar e discutir o papel de factores biológicos, ambientais e comportamentos na saúde. Os alunos adquirem conhecimentos práticos em osteologia e avaliação do crescimento e do status nutricional. Os alunos também desenvolveram a capacidade de avaliar criticamente os resultados da pesquisa na área da biologia humana.
Programa
1. Evolução humana. 1.1. Fósseis, evolução biológica e cultural, povoamento do planeta e diversidade humana. 1.2. Anatomia e biologia do esqueleto. 2. Ciclo de vida humano. 2.1. Evolução do ciclo de vida humano. 2.2. Crescimento e maturação sexual. Fatores que influenciam o crescimento e a maturação sexual: biológicos, dos estilos de vida e tendência secular. 2.3. A idade adulta e o envelhecimento. 2.4. Avaliação do estado de crescimento e avaliação do estado nutricional. Antropometria, composição corporal e referencias internacionais 3. Fecundidade e período reprodutivo determinantes biológicos e socioculturais. 4. Perturbações na saúde e factores biológicos, ambientais e comportamentos
Métodos de ensino e avaliação
Apresentação dos conteúdos com exposição aberta e projeções ilustrativas, documentários, identificação de ossos do esqueleto, comparação da morfologia do crânio de modelos de homininios fósseis, mensurações antropométricas, referências internacionais de avaliação do status de crescimento e nutricional, análise do boletim individual de saúde infantil e juvenil, atividades em sites interativos e fichas de trabalho para as aulas práticas. Apresentação e discussão de temas sobre modernização, stress e doenças nas populações do passado e do presente e na população portuguesa. Avaliação continua: Trabalho escrito, individual, de pesquisa bibliográfica, sobre um dos tópicos da uc (45%); Apresentação oral do trabalho (25%); Teste individual (25%); Assiduidade (5%). Avaliação final (20val.): exame escrito teórico (12 val) e prático (8val); Melhoria (20val.), exame escrito teórico (12 val) e prático (8val). Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.