Disciplina Curricular
Biologia do Stress BStr
Mestrado Bolonha em Biologia Humana e Ambiente - 1_MBHA 2017/18
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os processos celulares relacionados com a obtenção de energia, alocação de energia e destoxificação em organismos expostos a múltiplos fatores de stresse. Definir, classificar e utilizar esses processos celulares como biomarcadores para a avaliação do estado de saúde dos organismos expostos a diferentes fatores de stresse. Determinar a importância e a relevância ecológica das respostas celulares relacionando os efeitos observados em biomarcadores com alterações a níveis de organização biológica superiores. Classificar a intensidade do stresse em função das alterações observadas nos organismos expostos. Treinar um conjunto de técnicas laboratoriais (homogeneização, centrifugação e espectrofotometria) e a análise de resultados obtidos pelos alunos. Fomentar a autonomia e o espírito crítico dos alunos em relação aos temas selecionados.
Programa
Os conteúdos das aulas teóricas serão lecionados de acordo com os objetivos da UC, mas não necessariamente com a ordem a seguir indicada: 1- Biomarcadores: definição, classificação, vantagens e desvantagens 2- Alocação de energia 3- Produção de energia 4- Stresse oxidativo 5- Biotransformação 6- Genotoxicidade 7- Neurotoxicidade 8- Desenvolvimento e crescimento 9- Comportamento 10- Reprodução Nas aulas práticas serão determinadas as atividades de enzimas relacionadas com o stress oxidativo e a função nervosa. Nas aulas teórico-práticas, para além da análise das atividades determinadas nas aulas práticas, será realizado um trabalho de grupo para apresentação e discussão.
Métodos de ensino e avaliação
Teste escrito com questões de seleção (por exemplo, escolha múltipla e verdadeiro/falso) que permite avaliar os conhecimentos e mobilização de competências. (50% da nota final). Apresentação e discussão de trabalho de grupo que permite avaliar os conhecimentos adquiridos, a autonomia, a forma de comunicação e o espírito crítico. (50% da nota final). Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.