Disciplina Curricular

Ecologia Humana EHum

Mestrado Bolonha em Biologia Humana e Ambiente - 1_MBHA 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBHA 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 2º semestre > 756 - BHA - Bloco C (saúde)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC tem por objetivo explorar a interação reciporoca entre os humanos e o ambiente e a saúde humana. Estudam-se as interações do ambiente na variabilidade das populações humanas e as adaptações aos diferentes meios, biológicas, sociais e comportamentais. Analisam-se estudos epidemiológicos para conhecer metodologias de estudo e exemplos de interação entre sistemas sociais e ecossistema. São considerados os seguintes tópicos: - adaptações, clima, infeções e dieta - modernização, doenças crónicas e determinantes da saúde. A obesidade. Alterações climáticas e saúde humana. Os alunos adquirem conhecimentos científicos, técnicos, capacidade de pensar criticamente e de trabalhar em pequenos grupos, que lhes permitem adquirir competências para trabalhar com responsabilidade na investigação e na implementação de programas na promoção da saúde.

Programa

A ecologia humana e as suas perspetivas. Adaptações e diversidade humana, clima, dieta e infeções. A diversidade das populações humanas, adaptações ao ambiental natural. Dieta e agricultura. Modernização e urbanização. Ecologia humana e ecologia da doença. Impacto das alterações ambientais e dos estilos de vida modernos na biologia humana. A obesidade. Desigualdades na saúde, determinantes de saúde.

Métodos de ensino e avaliação

Apresentação dos conteúdos com exposição aberta e projecções ilustrativas (power point e documentários). Análise de artigos científicos num dos tema do programa, trabalho individual, escrito e apresentação oral. Fatores para a doença/saúde, estudos transversais (ex: a obesidade), construção de base de dados e análise estatistica em SPSS, resolução de exercicios e relatório, Avaliação periódica: trabalho escrito (30%), apresentação oral (20%), relatório (25%), teste escrito (20%) e participação/assiduidade (5%). Para aprovação: frequência mínima de 2/3 das aulas práticas; mínimo de 40% em cada avaliação. Avaliação final (20val.): exame escrito teórico (12 val) e prático (8val); Melhoria (20val.), exame escrito teórico (12 val) e prático (8val). Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre