Disciplina Curricular

Biologia Forense BFor

Mestrado Bolonha em Biologia Humana e Ambiente - 1_MBHA 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBHA 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objectivo da disciplina de Biologia Forense é dar aos alunos conhecimentos científicos e técnicos que lhes permitam adquirir competências para trabalhar em laboratórios forenses, com responsabilidade na investigação e manuseamento de amostras biológicas de humanos e não-humanos. É dado particular ênfase à identificação individual e aos testes de paternidade com recurso a marcadores de DNA mitocondrial e nuclear. Também se pretende dotar os alunos de competências que lhes permitam a utilização, interpretação e elaboração das Bases de Dados de DNA, nacionais e internacionais, e ainda tomar conhecimento da Legislação Portuguesa e da União Europeia relacionada com estes tópicos.

Programa

O programa detalhado inclui: Antropologia (idade óssea/patologias/ficha dentária); Biologia Molecular e Genética (identificação individual/testes de paternidade); Biobancos e Bases de Dados de DNA e sua aplicação à investigação criminal. Pretende ainda dar formação na identificação morfológica e molecular de vestígios biológicos não humanos com incidência na Entomologia Forense; legislação nacional e europeia aplicada à Ciência Forense. Nas P são desenvolvidas técnicas laboratoriais de análise conducentes à identificação individual através de marcadores moleculares de DNA e dada particular importância aos princípios a observar na cadeia de tarefas quando da recolha de amostras em cenários forenses; nas TP são resolvidos casos-de-estudo relacionados com a matéria das T e papers científicos são analisados e discutidos. Estão programadas 3 conferências, por investigadores do Inst. Nacional de Medicina Legal e Ministério da Justiça especializadosem Ciências Forenses.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas estão organizadas em T, P e Journal club TP. A avaliação terá em conta os conhecimentos teóricos e laboratoriais adquiridos na disciplina assim como competências de pesquisa bibliográfica e organização de trabalhos. Será feita em 3 partes: análise de um paper científico e sua discussão oral no Journal Club - 30%; assistência e participação nas conferências de convidados-10%;exame final-60%. A disciplina terá informação on-line sobre o programa, bibliografia e critérios de avaliação.A avaliação terá em conta os conhecimentos teóricos e laboratoriais adquiridos na disciplina assim como competências de pesquisa bibliográfica e organização de trabalhos. Será feita em 3 partes: análise de um paper científico e sua discussão oral no Journal Club - 30%; assistência e participação nas conferências de convidados-10%;exame final-60%. A disciplina terá informação on-line sobre o programa, bibliografia e critérios de avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre