Disciplina Curricular

Biologia Forense BFor

Mestrado Bolonha em Biologia Humana e Ambiente - 1_MBHA 2017/18

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objectivo da disciplina é dotar os alunos de uma compreensão crítica das bases científicas, técnicas e legais das ciências biológicas forenses. Pretende-se que os alunos adquiram competências científicas e técnicas que lhes permitam trabalhar em laboratórios forenses, com responsabilidade na investigação e manuseamento de amostras biológicas de humanos e não-humanos. É dado particular ênfase à identificação individual e aos testes de paternidade com recurso a marcadores de DNA mitocondrial e nuclear. Também se pretende fornecer aos alunos competências que lhes permitam a utilização, interpretação e elaboração de Bases de Dados de DNA, nacionais e internacionais, a recolha e identificação de evidências forenses tricológicas, palinológicas e entomológicas e, ainda, tomar conhecimento da legislação portuguesa e da União Europeia relacionada com estes tópicos.

Programa

Na componente teórica são abordadas matérias relacionadas com Biologia Molecular e Genética Forenses (identificação individual/testes de paternidade); Biobancos e Bases de Dados de DNA e sua aplicação à investigação criminal; Identificação morfológica e molecular de vestígios biológicos humanos e não humanos com incidência na Tricologia, Palinologia e Entomologia Forenses e legislação nacional e europeia aplicada às Ciências Forenses. Na componente prática são aplicadas técnicas laboratoriais de marcadores moleculares de DNA e de identificação morfológica de vestígios entomológicos e palinológicos. Será dada particular atenção à cadeia de custódia durante a recolha de amostras em cenários forenses. Na componente teórico-prática são discutidos estudos-de-caso e artigos científicos relevantes. Estão programadas quatro palestras por investigadores especializados em Ciências Forenses e uma visita de estudo ao Núcleo Museulógico do INMLeCF-Lisboa.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas estão organizadas em teóricas, práticas (laboratório e campo) e teórico-práticas (Journal Club). A avaliação considera os conhecimentos teóricos e práticos (de campo e laboratoriais) adquiridos na disciplina assim como competências de pesquisa bibliográfica e organização de trabalhos. É dividida por três componentes: exame final - 60%; análise, em grupo de 3±1 alunos, de um artigo científico e sua discussão oral numa actividade de Journal Club - 30%; assiduidade e participação nas palestras dos convidados - 10%. Para aprovação: frequência mínima de 2/3 das aulas práticas. Práticas fraudulentas, procedimento de acordo com Regulamento da Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre