Disciplina Curricular

Bioinformática Prática BPra

Mestrado Bolonha em Biologia Humana e Ambiente - 1_MBHA 2017/18

Contextos

Grupo: 1_MBHA 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta cadeira pretende-se dar aos alunos com formações de primeiro ciclo muito diferentes e oriundos de diferentes escolas, uma formação transversal na área da bioinformática, numa perspetiva uniformizadora e de aplicação desta às ciências da vida. Pretende-se ainda que a formação adquirida nesta unidade curricular, na fase inicial do curso de mestrado permita aos alunos um melhor aproveitamento dos conteúdos das restantes unidades curriculares. A perspetiva pratica deste curso fornece aos alunos um conjunto de ferramentas bioinformáticas que lhes permitem fazer um melhor planeamento do projetos de investigação e subsequente análise dos resultados obtidos assim como da sua apresentação. Princípios gerais do planeamento e execução de experiências científicas, seguido da análise e visualização dos respetivos dados.  

Programa

Introdução às técnicas básicas e de nível intermédias de análise bioinformática de dados. Conceitos teóricos e aplicações práticas de Bioinformática. Bases de dados, construção e manipulação de matrizes de dados e de sequencias de DNA. Utilização avançada de folhas de cálculo, e iniciação á utilização de R. O planeamento de experiencias científicas e a sua articulação com a respetiva análise de dados. Técnicas bioinformáticas de visualização e apresentação de resultados científicos.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são essencialmente informativas, com recurso a datashow. Nas aulas teórico-práticas é administrado um ensino em salas dotadas de computadores, em que os alunos aprendem a resolver exercícios, analisar e interpretar dados, por prática individual. Os seminários consistem em apresentações individuais de um artigo científico. É ainda feita a discussão de artigos científicos por toda a turma teórico-prática. A avaliação é realizada através de um exame prático consiste num exame individual realizado em computador e semelhante aos exercícios das aulas teórico-práticas, constituindo 50% da nota final. O seminário apresentado pelos alunos constitui 25% da nota final, a discussão de artigos científicos 15% e a participação geral na cadeira os restantes 10%. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre