Disciplina Curricular
Genética Evolutiva e Doença Humana GEDH
Mestrado Bolonha em Biologia Humana e Ambiente - 0_MBHA 2006/07 a 2020/21
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os resultados expectáveis da aprendizagem dos alunos nesta cadeira, a este nível de formação, estão relacionadas com a aquisição de conhecimentos específicos e operacionais de Genética Evolutiva e Doença Humana, concretamente com a capacidade de autonomamente analisar, por vários métodos, e interpretar resultados recentes nesta área. Pretende-se ainda estimular a curiosidade dos alunos em relação à actividade científica e promover a sua capacidade de formulação de questões. Pretende-se que os alunos adquiram não só as competências específicas ao âmbito da disciplina, mas também fornecer bases teóricas e prática. Procura-se ainda dar competências abrangentes relacionadas com a capacidade de crítica, análise e discussão de ideias, cultivando o espírito científico com consequente desenvolvimento da capacidade de identificar problemas pertinentes. Por último pretende-se que os alunos desenvolvam competências no âmbito das técnicas de apresentação e divulgação da actividade científica.
Programa
Revisão dos princípios fundamentais de Genética evolutiva: genes e populações, diferenciação e estrutura populacional, linkage desiquilibrium. Tipos de marcadores moleculares, marcadores neutrais e sujeitos à acção da selecção natural. A distribuição e variabilidade da espécie Humana. Os processo evolutivos e demográficos que afectam a diversidade. Efeitos passados e presentes da selecção natural na espécie Humana. Análise de fenómenos de coevolução com a espécie humana e domesticação. A origem das principais doenças infecciosas. Implicações para a saúde das populações humanas da biogeografia evolutiva da nossa espécie e da história da civilização humana. A perspectiva da biologia evolutiva sobre a doença humana, implicações para o seu tratamento. A genética e as doenças humanas. Dos estudos de associação tradicionais aos estudos do genoma.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são essencialmente informativas, com recurso a datashow. Nas aulas teórico-praticas é administrado um ensino em salas dotadas de computadores, em que os alunos aprendem a resolver exercícios, analisar e interpretar dados de genetica populacional. Os seminários, consistem em apresentações individuais de um artigo científico. É ainda feita a discussão de artigos científicos por toda a turma teórico-prática.Um exame avalia a capacidade de retenção e interpretação da informação ministradas nas aulas teóricas e constitui 30% da nota final do aluno. O exame prático avalia a componente teórico-prática da cadeira é realizado em computador e semelhante aos exercícios das aulas teórico-práticas, constituindo 20% da nota final. O seminário apresentado pelos alunos constitui 25% da nota final, a discussão de artigos científicos 15% e a participação geral na cadeira os restantes 10%.