2017/2018

Objetivos

O Mestrado em Biologia Molecular e Genética habilita os alunos com conhecimentos científicos especializados, que estão na base da procura dos empregadores de setores que estão em franco desenvolvimento na Europa e urge desenvolver no nosso país. Estão neste caso, por exemplo, os laboratórios que lidam com problemas ambientais, com a saúde pública e com a medicina forense. Potenciais empregadores sao os laboratórios médicos, de análises, farmacêuticos e de investigação criminal. Os alunos que completam este curso ficam especialmente preparados para a investigação fundamental e aplicada em meio académico. Muitas das técnicas da Biologia Molecular mais difundidas foram desenvolvidas nas últimas décadas e estão em permanente evolução. Aliadas a meios computacionais, são atualmente aplicadas rotineiramente nos laboratórios de Genética, para procura, localização e estudo da estrutura e funcionalidade dos genes. Nos laboratórios de microbiologia, a Biologia Molecular e a Genética são especialmente importantes no estudo da evolução dos microrganismos causadores de doenças e na compreensão do sistema imunitário. Os conhecimentos e experiência nestas áreas especializadas estão em rápida evolução e têm vindo a ter cada vez mais procura por parte de entidades empregadoras a nível nacional e internacional.

Competências: Técnicas da biologia molecular, viabilizadas por meios computacionais: procura, localização e estudo da estrutura e função dos genes. Evolução dos microrganismos causadores de doenças e compreensão do sistema imunitário.

Saídas Profissionais

Laboratórios de análises ambientais, de saúde pública e medicina forense | Laboratórios médicos, de análises, farmacêuticos e de investigação criminal | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Manuel do Carmo Gomes
mcgomes@fc.ul.pt