Disciplina Curricular
Genética e Sociedade GSoci
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 4_MBMG 2017/18
Contextos
Grupo: 4_MBMG 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta disciplina o aluno faz uma revisão bibliográfica sobre o tema do seu trabalho de mestrado e apresenta um plano fundamentado para a sua tese. Deve elaborar um trabalho escrito e uma apresentação oral, nos quais constam o estado da arte sobre o tema de mestrado, bem como os principais objetivos e as metodologias a aplicar. Deve também apresentar os primeiros resultados obtidos. O aluno deve desenvolver competências de pesquisa bibliográfica e escrita científica. Nesta disciplina, e sempre que faça sentido, o aluno deve também trazer uma abordagem ética ao problema. A Genética e a Biologia Molecular constituem áreas do conhecimento que potencialmente podem impactar a vida dos indivíduos e o desenvolvimento das sociedades. A investigação nestas áreas suscita inúmeras questões éticas, legais, sociais e políticas que, sobretudo desde o desenvolvimento do Projeto do Genoma Humano, têm vindo a ser discutidas. Também as biotecnologias agrícolas e industriais, pelo potencial que encerram para suprir outras necessidades humanas básicas, suscitam questões éticas. Espera-se que os estudantes: a) desenvolvam capacidades analíticas b) sejam capazes de identificar e caraterizar problemas éticos.
Programa
Não existe um programa base comum a todos os alunos, ele será específico para cada caso. Nesta disciplina, os alunos serão orientados na pesquisa bibliográfica e escrita de trabalho, após o que terão autonomia no seu trabalho, havendo um acompanhamento tutorial. As apresentações dos trabalhos serão depois realizadas no final do semestre. Leitura de um conjunto de textos selecionados sobre organização de uma apresentação, como escrever um artigo científico.
Métodos de ensino e avaliação
Atendendo ao perfil dos estudantes-alvo (estudantes em elaboração de dissertação de Mestrado, dispersos por várias instituições, incluindo laboratórios estrangeiros), não haverá aulas presenciais ao longo do semestre. Serão dadas aulas por videoconferência para explicar os objetivos da disciplina, e haverá apoio tutorial ao longo do semestre, caso seja necessário. O projeto será desenvolvido no laboratório de acolhimento do aluno. A avaliação assentará numa apresentação oral e discussão (50%), e num trabalho final escrito (50%).