Disciplina Curricular
Fisiologia Molecular do Stress FMS
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 4_MBMG 2017/18
Contextos
Grupo: 4_MBMG 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 790_1º Ano do Mestrado em BMG (Nuclear/Livre) > 1º semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Promover a aprendizagem das bases metabólicas e moleculares das respostas ao stress; capacitar para a integração das respostas observadas a diferentes níveis de organização da matéria viva: molecular, celular e organismal; evidenciar respostas comuns e respostas específicas de diferentes grupos taxonómicos (animais, plantas e microorganismos); mostrar a importância que o conhecimento fundamental de biologia do stress tem para a resolução de problemas societais (na saúde, produção agrícola e biotecnologia). Os estudantes devem adquirir capacidade para (1) Compreender os mecanismos fisiológicos e moleculares comuns a diferentes stresses (2) Compreender os mecanismos metabólicos e moleculares específicos para determinadas classes de stresse (3) Compreender a integração entre respostas moleculares, respostas celulares e respostas organismais (4) Aplicar técnicas laboratoriais ao estudo das respostas ao stresse (5) Compreender a terminologia da literatura especializada.
Programa
O programa de Fisiologia Molecular do Stress incide na componente molecular do estudo do stress e na assunção do stress oxidativo (um fenómeno horizontal a todos os organismos vivos) como modelo, centrando ao nível organismal a integração dos fenómenos moleculares e celulares. Será abordado o efeito do stress em três grupos de organismos (plantas, animais e microrganismos), com maior incidência no primeiro. Em particular neste caso, estudar-se-ão stresses bióticos e abióticos específicos, com destaque para o stress hídrico em plantas. Na componente prática, serão utilizados sobretudo modelos vegetais, mas parte das técnicas e dos problemas estudados serão extrapoláveis para sistemas animais e microbianos.
Métodos de ensino e avaliação
Haverá avaliação formativa teórica durante a construção do projeto, que decorrerá durante e entre as aulas, e do trabalho laboratorial durante as aulas práticas. A avaliação sumativa incidirá sobre os relatórios produzidos (do trabalho teórico e do trabalho prático laboratorial), incluindo a sua apresentação e discussão.