Disciplina Curricular
Modelos Animais em Investigação Biomédica MAIB
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 4_MBMG 2017/18
Contextos
Grupo: 4_MBMG 2017/18 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 790_1º Ano do Mestrado em BMG (Nuclear/Livre) > 1º semestre
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Expôr os alunos a investigação fundamental de ponta em áreas diversificadas com pendor biomédico tais como imunologia, cancro, neurociências, microbiologia/epidemiologia, entre outras.
Programa
Nos últimos anos muita da investigação sobre doenças humanas se tenha socorrido de modelos animais para avançar no entendimento dos mecanismos básicos subjacentes a patologias humanas várias. Esta disciplina aborda as vantagens e desvantagens de diferentes modelos animais na investigação biomédica, combrindo temas desde a utilização da mosca do vinagre (Drosophila melanogaster) e do peixe-zebra (Danio rerio) no estudo de por exemplo cancro, da cicatrização e regeneração de tecidos, até á utilização do ratinho (Mus musculus) e da ratazana (Rattus norvegicus) na investigação em áreas como a da neurobiologia, da malária e de doenças auto-imunes.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas são organizadas por temas apresentados por cientistas convidados cobrindo diferentes áreas e modelos animais. Á medida que o curso avança é estimulado o debate visando a integração e a comparação da informação acumulada ao longo das aulas com diferentes perguntas e modelos. Em todas as fases os alunos são encorajados a participar e explicitamente desafiados a gerar hipóteses sobre a informação que lhes é facultada. A avaliação consiste de um exame consistindo, na sua maior parte, de análise de casos de estudo retirados da literatura. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.