Disciplina Curricular
Fronteiras da Investigação em Biologia FIB
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 5_MBMG 2023/24
Contextos
Grupo: 5_MBMG 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular procura apresentar aos alunos uma visão alargada de trabalhos de investigação em diferentes áreas da biologia molecular e genética. Estes trabalhos são apresentados por docentes do mestrado em Biologia Molecular e Genética e por outros investigadores da Faculdade de Ciências bem como por investigadores convidados de outros institutos de investigação públicos e privados. O objetivo principal desta Unidade Curricular é dar a conhecer diferentes abordagens e técnicas de investigação em biologia molecular e genética, desde a investigação mais fundamental à investigação aplicada em áreas chave de ação. Cobre áreas como: 1) conceitos fundamentais em projetos de investigação; 2) Investigação em modelos vegetais; 3) Investigação em modelos animais e saúde; 4) investigação em procariotas; 5) Avanços tecnológicos. Espera-se que os estudantes identifiquem oportunidades de estágio no 2º ano do curso.
Programa
A unidade curricular “Fronteiras de Investigação em Biologia” pretende que os alunos sejam confrontados com diferentes abordagens de investigação científica através de técnicas de biologia molecular e da genética em áreas chave do conhecimento. Nesta unidade curricular iremos abordar aplicações da biologia molecular e genética em investigação e na indústria em diferentes modelos. No contexto das diferentes aplicações da biologia molecular e genética a investigação científica, serão também abordados conceitos técnicos e metodologias. Todos os anos, serão abordados diferentes projetos enquadrados nas áreas principais definidas. As aulas poderão ser em português ou inglês.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação incidirá sobre: -Participação dos alunos nas aulas, nos seminários e na orientação do projeto em sala de aula (8%) - Proposta de projeto de investigação escrita pelos alunos (grupos de 3 alunos onde o aluno deve identificar uma questão científica e propor uma abordagem experimental)- 60% - Apresentação do projeto - 15%. - Discussão individual sobre o projeto - 15% -Autoavaliação em grupo (individual) - 2%. Aquisição de financiamento (pode ser atribuída uma majoração de um valor).