Disciplina Curricular
Biotecnologia Molecular BMolecu
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 5_MBMG 2023/24
Contextos
Grupo: 5_MBMG 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular apresenta a Biotecnologia Molecular como uma disciplina científica que combina os princípios fundamentais da biologia molecular com a evolução tecnológica e aplicações biotecnológicas. Aborda a evolução histórica da disciplina de Biotecnologia Molecular e fornece aos alunos os principais conceitos teóricos necessários para uma compreensão plena do seu potencial e aplicações. O objetivo principal desta Unidade Curricular é introduzir os princípios e aplicações dos métodos mais avançados da Biotecnologia Molecular e conferir competências específicas no delineamento de estratégias para a utilização de forma correta e eficiente das técnicas moleculares, de forma a responder a problemas específicos de diferentes áreas da biotecnologia.
Programa
A Biotecnologia remete a várias abordagens que utilizam organismos vivos para obter ou modificar produtos, para melhorar plantas ou animais ou modificar microorganismos para aplicações específicas. A Biotecnologia é tão antiga como a civilização humana, mas a Biotecnologia molecular é extremamente recente, não datando a mais de quatro décadas. Nesta unidade curricular iremos abordar: -Perspetiva histórica, evolução e aplicações da Biotecnologia Molecular -Princípios básicos da regulação da expressão genética em Eucariotas -Novos desenvolvimentos das técnicas de Engenharia Genética – numa perspetiva de aplicação prática -Produção de proteína recombinante- diferentes sistemas e abordagens -Engenharia Metabólica e Biologia Sintética -Melhoramento assistido por marcadores moleculares Serão também exploradas as aplicações de diferentes áreas da Biotecnologia (Verde, Vermelha, Azul e Branca) através de seminários com investigadores convidados (maioritariamente de empresas).
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino envolvem a combinação de aulas teóricas lecionadas pelo corpo docente da disciplina, seminários de investigação com especialistas convidados para cada temática (4 seminários), aulas teórico-práticas de estudo de caso e desenvolvimento de um projeto (com respetiva apresentação) em modo de ensino tutorial. A avaliação inclui uma componente de avaliação contínua (teste) com uma ponderação de 50% e uma componente de projeto com ponderação de 45% (documento escrito e apresentação oral). É valorizada a participação nas aulas teóricas e teórico-práticas (ponderação de 5%).