Disciplina Curricular
Fisiologia Celular e Molecular FCM
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 5_MBMG 2023/24
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O curso explora as transformações na biologia moderna, desafiando conceitos tradicionais a partir do conceito que a vida é um sistema multinível (genes, proteínas, células, tecidos e sistemas corporais) cada qual operando segundo regras e princípios próprios. Abordam-se avanços científicos que permitem reprogramar células para desempenharem novas funções e desenvolverem estruturas inéditas na natureza. Introduz técnicas experimentais avançadas, como sequenciação, edição genética e microscopia. Relaciona descobertas recentes com aplicações biomédicas, promovendo o pensamento crítico e habilidades analíticas para interpretar dados científicos e resolver problemas complexos em fisiologia celular. Tomar consciência do potencial do conhecimento científico para compreender os processos que regulam a organização celular, potencialmente levando à regeneração de membros e órgãos, ou à criação de formas de vida inéditas. Utiliza-se a fisiologia para refletir sobre a natureza vital da célula.
Programa
O programa começa com a introdução à estrutura celular, dogma central da biologia molecular e métodos experimentais. Em seguida, aborda a dinâmica das membranas, transporte de substâncias e sua relevância fisiológica. Explora a comunicação celular por vias de sinalização e receptores, bem como o citoesqueleto e motilidade celular. O curso cobre apoptose e metabolismo, destacando vias energéticas e regulação. Examina o tráfego de proteínas e interações celulares na matriz extracelular. Discute fisiologia de células especializadas, incluindo musculares, neurônios e imunológicas. Aplicações de técnicas avançadas como CRISPR e ómicas para avanços tecnologicos. Finaliza com temas atuais em biologia celular e fisiologia molecular, preparando os alunos para a avaliação final e aplicação dos conceitos em problemas biológicos complexos e para uma visão funcional integrada dos organismos uni ou pluricelulares.
Métodos de ensino e avaliação
1. Provas Teóricas (30-50%) Objetivo: Avaliar o conhecimento conceptual dos estudantes sobre os temas abordados nas aulas teóricas. Formato: Provas dissertativas, múltipla escolha ou questões de interpretação de casos, onde o aluno precisa demonstrar capacidade de análise. Foco: Perguntas que exijam a aplicação de conceitos teóricos a problemas ambientais, interpretação de dados sobre interações microbianas e ciclos biogeoquímicos. 2. Projetos de resolução de problemas (20-40%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de aplicar conceitos e técnicas da disciplina para resolver problemas reais. Formato: Desenvolvimento de um projeto de investgção em grupo ou individual. O projeto deve culminar em um relatório final ou apresentação. 3. Apresentações Orais e Seminários (10-25%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos em comunicar e discutir temas científicos, especialmente a interpretação de artigos científicos e resultados de investigação. Formato: Apresentações individuais ou em grupo sobre temas específicos 4. Estudos de Caso e Discussões (10-25%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento teórico a cenários reais e propor soluções baseadas em microbiologia e engenharia de ecossistemas. Formato: Discussão de estudos de caso, onde os alunos devem analisar um problema ambiental (como contaminação de solo ou água) e sugerir abordagens biotecnológicas para resolver o problema. Exemplo: Análise de um estudo de caso sobre a restauração de um ecossistema contaminado usando biorremediação ou tratamento biológico de resíduos. 5. Participação em Aulas e Discussões (5-10%) Objetivo: Incentivar a interação nas aulas e discussões. Formato: Avaliação baseada na participação ativa dos alunos nas aulas, incluindo perguntas, discussões em grupo, e contribuições para debates sobre artigos ou estudos de caso. Exemplo: Contribuição com perguntas relevantes durante seminários ou discussões em grupo sobre soluções para problemas ecológicos. 6. Autoavaliação e Avaliação por Pares (Opcional) Objetivo: Promover a reflexão crítica sobre o desempenho individual e do grupo, bem como a capacidade de dar e receber feedback construtivo. Formato: Os alunos são solicitados a avaliar seu próprio desempenho em projetos e trabalhos de grupo, bem como a avaliar seus colegas, considerando a contribuição de cada membro para o sucesso da atividade. Exemplo: Autoavaliação ao final de um projeto em grupo sobre a eficácia do trabalho colaborativo e a contribuição individual para a solução proposta.