Disciplina Curricular
Epidemiologia de Doenças Transmissíveis EDT
Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 5_MBMG 2023/24
Contextos
Grupo: 5_MBMG 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 630_MBMG - Opcionais CVIDA > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ensinar as técnicas de planeamento, análise e interpretação em estudos epidemiológicos. Ensinar os fundamentos da dinâmica de doenças transmissíveis. O estudante adquire capacidade para: 1- Planear estudos transversais, caso-controlo, coortes, e ensaios clínicos. Para cada tipo de planeamento, aprende a avaliar a associação entre doença e factor de risco, bem como as vantagens e desvantagens do mesmo. 2- Interpretar dados e inseri-los no contexto da vigilância epidemiológica. 3- compreender a dinâmica de doenças transmissíveis, os condicionantes de uma epidemia e o que esperar de medidas de controlo como a vacinação. 4- Rever conceitos estatísticos gerais no contexto da epidemiologia, nomeadamente testes de hipóteses, erros do Tipo I e II e potência estatística. 5- Trabalhar interdisciplinarmente com médicos e bioestatísticos.
Programa
Epidemiologia descritiva: definições, conceitos e terminologia. Epidemiologia Analítica: Principais desenhos experimentais em Epidemiologia: Estudos transversais, estudos longitudinais (coortes), estudos caso-controlo, ensaios clínicos. Testes de hipóteses e potência estatística. Epidemiologia clínica: validade de testes de diagnóstico e rastreios. Doenças Transmissíveis: história, definições, conceitos e terminologia. História natural da infecção no hospedeiro. Conceitos básicos sobre a dinâmica de doenças transmissíveis: número de reprodução da doença (R) e consequências dinâmicas de R>1. Vacinas e controlo de doenças infecciosas por vacinação.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação recomendada combina avaliação formativa com avaliação sumativa final. A avaliação formativa consiste em mini-testes apresentados aos alunos ao longo das sessões TP. Estes testes (40% da nota) duram 20min e no fim são corrigidos imediatamente pelo docente em interacção com os alunos (daí o seu carácter formativo). No fim há um exame sumativo da matéria (60% da nota) na época de exames. Os alunos podem optar em qualquer altura por avaliação por exame final apenas.