Disciplina Curricular

Métodos Computacionais em Evolução e Ecologia MCEE

Mestrado Bolonha em Biologia Molecular e Genética - 3_MBMG 2012/13

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Do ponto de vista da Evolução e da Genética, as melhores estratégias para um certo indivíduo dependem das estratégias <> pelos outros indivíduos. Por exemplo, uma árvore só tem que crescer um pouco mais alto do que as circundantes para ter o máximo da luz solar. Portanto a sua altura ideal depende da altura das árvores circundantes. Por outro lado, se gasta muitos recursos a crescer em altura, poderá não ter recursos para criar sementes suficientes. Um outro exemplo: se numa certa população houver mais machos do que fêmeas, a estratégia que maximiza o sucesso reprodutivo para qualquer indivíduo adulto é ter descendentes fêmeas. O contrário também: se as fêmeas são a minoria, então é melhor ter descendentes fêmeas. Assim, o objectivo principal desta disicplina é compreender os processos de optimização de estratégias quando a estratégia óptima depende da estratégia dos outros indivíduos da mesma espécie. Os alunos tomarão contacto com métodos computacionais que são, ao mesmo tempo, tópicos actuais de investigação. Terão a oportunidade de compreender a unidade entre fenómenos tão diversos como: (i) a proporção do número de machos e fêmeas em diversas espécies, (animais, plantas e protozoários); (ii) o altruísmo e a selecção de grupo; (iii) conflito parental; e (v) imprinting genómico em mamíferos e plantas com flor; etc.

Programa

Teoria de Jogos Evolutiva. Jogos discretos e contínuos. Estratégias de Nash. Estratégias Evolutivamente Estáveis. Equação de Shaw-Moler e a teoria de Fisher da alocação do sexo: aplicações aos animais e plantas (incluindo evolução de hermafroditismo e outras formas de co-sexualidade para dioécicas, ou ginodioécicas, ou androdioécicas) Altruísmo e Spite. Competição na família: conceitos matemáticos e exemplos em plantas de semente (angiospérmicas e gimnospérmicas) e mamíferos. Modelo de Smith-Fretwell para compreenção do tamanho de sementes. Modelo de Trivers Imprinting Genómico: plantas de semente e mamíferos.

Métodos de ensino e avaliação

Expor os temas no quadro e slides e discuti-los.Serão fornecidos problemas em cinco aulas para resolução na aula, onde apenas as quatro melhores notas contarão para a nota final da cadeira. Quem não fizer estes problemas nas aulas, será avaliado em exame final. Face à situação atual de pandemia COVID-19, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações no ano lectivo de 2020/21.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1 Semestre